domingo, 29 de outubro de 2017



EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Um dos principais objetivos da defesa dos Direitos Humanos é a construção de sociedades que valorizem e desenvolvam condições para a garantia da dignidade humana. Nesse marco, o objetivo da Educação em Direitos Humanos é que a pessoa e/ou grupo social se reconheça como sujeito de direitos, assim como seja capaz de exercê-los e promovê-los ao mesmo tempo em que reconheça e respeite os direitos do outro. (BRASIL, 2013, p.523)




A citação acima traz uma abordagem da educação voltada para a convivência. Cada vez mais a escola é um espaço social onde uma comunidade inteira convive e multiplica interações. Cada interação pode vir com uma carga de diversidade nem sempre bem aceita por todos. Diversidade não é sinônimo de desigualdade. No entanto, conviver com o diferente deve estar associado a uma construção de tolerância, onde aprendemos a nos colocar no lugar do outro.

A escola representa um marco no pensamento conciliador e na fomentação da construção de condutas que valorizem os direitos humanos. Todos os dias alunos e professores debatem e refletem sobre questões do cotidiano e de como melhorar nossa sociedade. No entanto, é preciso que cada sujeito reconheça seu compromisso em fazer parte de uma sociedade que, para se tornar igualitária, necessita da participação de todos para se consolidar.

Quando falamos em dignidade humana, pensamos em direitos e oportunidades de uma vida melhor. Ao mesmo tempo é um valor fundamental para a coletividade, visto que todos merecem ser iguais perante a lei. E o direito à Educação, então, afirma-se como uma garantia de oportunidades para que se busque esta igualdade que constitui o Estado Democrático que queremos para o nosso país.

Portanto, toda escola deve estar engajada nesta proposta de educação para garantir os direitos humanos, permitindo que cada indivíduo evolua em suas potencialidades. Em contrapartida, a sociedade em que a escola está inserida, deve dar continuidade e oportunizar para que todos os indivíduos possam afirmar sua dignidade ao exercer sua cidadania.


REFERÊNCIAS:

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

Um comentário:

  1. Oi Anai! Sim! A escola esta aberta e nela convivemos com todos. A escola precisa enfatizar intencionalmente o respeito a diversidade. Trabalhar com o tema em suas leituras, em suas rodas de conversas, em an[alises da realidade, na resolu;'ao coletiva e colaborativa de problemas, ... em in[umeras estrat[egias de ensino, ... A escola [e mais um lugar de forma;'ao. Contudo todos somos respons[aveis pela valorizacao da vida e combate ao preconceito. Atitudes tambem formam. Quais outros instrumentos podemos descrever como formadores de valores no combate ao preconceito? Vamos citar e exemplificar para que este espa;o tb seja responsavel por fomentar quem le a ter atitude estruturante que inspire a tolerancia e o respeito a diversidade? Continua escrevendo que estou por aqui te acompanhando. Abr Betynha :0) (Tutora PEAD2 - UFRGS - VI Eixo)

    ResponderExcluir