domingo, 30 de agosto de 2015

           APRESENTAÇÃO DO WORKSHOP

Muitas vezes uma imagem diz tudo.
Usei a imagem acima para iniciar minha apresentação no workshop. Através dela demonstrei minhas inquietações sobre como o ato de educar pode tornar-se um ato libertador ou, infelizmente, apenas uma padronização de comportamentos. Percebi que, mesmo nestes anos todos de trabalho, ainda busco novas práticas pedagógicas e continuo me incomodando quando não ocorre uma reflexão crítica sobre estas práticas.

Nossa formação é permanente. Temas como educação, relações sociais e cultura andam juntos e mesclam-se em uma teia de diversidades. É preciso não só reconhecê-los, mas principalmente aceitá-los.


ELABORAÇÃO 
DA SÍNTESE REFLEXIVA

Sintetizar é reduzir. Como reduzir, ou melhor, como condensar informações relevantes sobre todas as reflexões realizadas nas interdisciplinas do primeiro semestre? Neste quebra-cabeças de ideias, busquei no retrato da escola o ponto de partida para descrever a trajetória de aprendizagens, onde as interdisciplinas se complementam e esboçam a função da interdisciplina Seminário Integrador.

A partir daí, toda a fundamentação teórica durante o semestre embasou a construção da minha síntese reflexiva. Na “Corporeidade”, lembro-me muito bem do “O direito à ternura” de Restrepo e da conscientização das emoções. Na interdisciplina “Escola, Cultura e Sociedade”, a apresentação da diversidade cultural e o direito à cultura, reafirmados nos textos de Marilena Chauí me fez repensar minha prática. E, para finalizar, na “Escola, Projeto Pedagógico e Currículo”, entre tantas contribuições, a releitura da “Pedagogia da autonomia” de Paulo Freire foi determinante para definir meu perfil de trabalho.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015


PREPARANDO O WORKSHOP

Dar o primeiro passo em qualquer atividade é sempre difícil. Iniciar a preparação de um workshop, independente do tema, é complicado. Tudo se torna relevante, onde selecionar  ideias e conceitos, entre tantos que contribuíram para nossas aprendizagens, acaba sendo desgastante.
No entanto, tudo que é feito se transforma em aprendizagem. Buscamos a essência deste aprendizado ao relacionarmos as interdisciplinas do curso de Pedagogia e a traduzirmos em uma apresentação. Rever as leituras, organizar as ideias registradas nas tarefas, compor uma trajetória de estudo envolve, além de organização, um planejamento elaborado a partir de um foco de interesses. Todas as interdisciplinas do 1º semestre estão interligadas. Cada uma contribuiu com seu enfoque sobre a educação, refletindo na composição do meu trabalho.
Ideias diferentes, visão globalizada
Não é um trabalho definitivo. É um esboço significativo do que podemos esperar do nosso curso.