domingo, 30 de agosto de 2015



ELABORAÇÃO 
DA SÍNTESE REFLEXIVA

Sintetizar é reduzir. Como reduzir, ou melhor, como condensar informações relevantes sobre todas as reflexões realizadas nas interdisciplinas do primeiro semestre? Neste quebra-cabeças de ideias, busquei no retrato da escola o ponto de partida para descrever a trajetória de aprendizagens, onde as interdisciplinas se complementam e esboçam a função da interdisciplina Seminário Integrador.

A partir daí, toda a fundamentação teórica durante o semestre embasou a construção da minha síntese reflexiva. Na “Corporeidade”, lembro-me muito bem do “O direito à ternura” de Restrepo e da conscientização das emoções. Na interdisciplina “Escola, Cultura e Sociedade”, a apresentação da diversidade cultural e o direito à cultura, reafirmados nos textos de Marilena Chauí me fez repensar minha prática. E, para finalizar, na “Escola, Projeto Pedagógico e Currículo”, entre tantas contribuições, a releitura da “Pedagogia da autonomia” de Paulo Freire foi determinante para definir meu perfil de trabalho.

Um comentário:

  1. Oi! Anaí...A importância de repensarmos nossa prática é válido justamente pq nos faz reavaliar e retomar nossas ações em busca de um melhor desempenho.

    Como coloca Carl Rogers " Por aprendizagem significativa, entendo , aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência".

    Bjs querida! Tutora Gi

    ResponderExcluir