ELABORAÇÃO
DA SÍNTESE REFLEXIVA
Sintetizar é
reduzir. Como reduzir, ou melhor, como condensar informações relevantes sobre
todas as reflexões realizadas nas interdisciplinas do primeiro semestre? Neste
quebra-cabeças de ideias, busquei no retrato da escola o ponto de partida para
descrever a trajetória de aprendizagens, onde as interdisciplinas se
complementam e esboçam a função da interdisciplina Seminário Integrador.
A partir daí,
toda a fundamentação teórica durante o semestre embasou a construção da minha
síntese reflexiva. Na “Corporeidade”, lembro-me muito bem do “O direito à
ternura” de Restrepo e da conscientização das emoções. Na interdisciplina “Escola,
Cultura e Sociedade”, a apresentação da diversidade cultural e o direito à
cultura, reafirmados nos textos de Marilena Chauí me fez repensar minha prática.
E, para finalizar, na “Escola, Projeto Pedagógico e Currículo”, entre tantas
contribuições, a releitura da “Pedagogia da autonomia” de Paulo Freire foi determinante
para definir meu perfil de trabalho.
Oi! Anaí...A importância de repensarmos nossa prática é válido justamente pq nos faz reavaliar e retomar nossas ações em busca de um melhor desempenho.
ResponderExcluirComo coloca Carl Rogers " Por aprendizagem significativa, entendo , aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência".
Bjs querida! Tutora Gi