Como professora, acredito
que segui minha vocação. Desde criança, sempre gostei de ajudar meus colegas
nas tarefas e de buscar conhecimentos novos. Venho de uma família de
professoras, onde minhas quatro irmãs seguem a mesma profissão. Minha mãe
também era professora, o que, com certeza, influenciou nossas experiências.
Cursei Ciências e Biologia na PUCRS e logo comecei a lecionar em uma escola
particular. No começo, muita insegurança da minha parte, mas a vontade de
aprender e acertar foram mais fortes. Fui assumindo mais turmas, adquirindo
experiências e me destacando nos projetos desta escola. Com o tempo, percebi
que a acomodação é o maior entrave para a carreira de um professor. Busquei
renovação através de cursos de capacitação, troca de experiências com colegas e
muita leitura, aliás, meu maior prazer.
Constatei,
após alguns anos, que o meu
inconformismo gerou novas práticas, e passei, na época, a investir no
desenvolvimento de competências com meus alunos. Era um período de implantação
da interdisciplinaridade nas escolas, o que me motivou a cursar especialização
em Educação Psicomotora e logo depois Supervisão Educacional. Foi um novo
período na minha carreira, onde, mesmo sendo supervisora, não abandonei
totalmente a sala de aula.
Em
2010, me aposentei na rede particular de ensino, mas mantive meu vínculo com a
rede pública. Resolvi me aventurar na carreira buscando novas aprendizagens.
Comecei a lecionar em uma escola municipal de ensino fundamental na zona rural
de Gravataí, município onde moro. Foi como se estivesse iniciando a carreira
novamente, cheia de motivação, empolgada pelo meu diferencial: muita
experiência na bagagem. Participei da construção do Projeto político Pedagógico
da escola, desenvolvi projetos interdisciplinares e aprendi a conhecer a
cultura da comunidade escolar. Direcionei meu trabalho, independente dos
conteúdos ministrados, ao desenvolvimento de habilidades com os alunos,
alicerce para a construção dos conhecimentos.
Hoje,
aos 52 anos, olho para trás e vejo a evolução por qual passei no meu trabalho:
da pilha de livros conteudistas ao universo diversificado da internet, ou, da
folha mimeografada ao livro digital. E é esta vontade de aprender sempre que me
fez aceitar dois novos desafios: assumir a direção na minha escola este ano e
cursar Pedagogia na UFRGS. Que venham novos tempos!