sábado, 23 de maio de 2015

Narrativa Digital



        Cada olhar traz uma intenção. Ao registrarmos nossas intenções, colocamos aquilo no qual acreditamos. Desta forma, acredito na escola não como uma simples instituição pela qual todos passamos, mas como um local de transformações e de crescimentos.
     A escola retratada acima, EMEF Albino Dias de Melo, me fez olhar e registrar minhas intenções. Por esta trajetória percebi o quanto eu também cresci neste processo. O fato de construir uma narrativa digital foi, para mim, uma grande aprendizagem!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Minha história de vida


         Como professora, acredito que segui minha vocação. Desde criança, sempre gostei de ajudar meus colegas nas tarefas e de buscar conhecimentos novos. Venho de uma família de professoras, onde minhas quatro irmãs seguem a mesma profissão. Minha mãe também era professora, o que, com certeza, influenciou nossas experiências. Cursei Ciências e Biologia na PUCRS e logo comecei a lecionar em uma escola particular. No começo, muita insegurança da minha parte, mas a vontade de aprender e acertar foram mais fortes. Fui assumindo mais turmas, adquirindo experiências e me destacando nos projetos desta escola. Com o tempo, percebi que a acomodação é o maior entrave para a carreira de um professor. Busquei renovação através de cursos de capacitação, troca de experiências com colegas e muita leitura, aliás, meu maior prazer.
Constatei, após alguns  anos, que o meu inconformismo gerou novas práticas, e passei, na época, a investir no desenvolvimento de competências com meus alunos. Era um período de implantação da interdisciplinaridade nas escolas, o que me motivou a cursar especialização em Educação Psicomotora e logo depois Supervisão Educacional. Foi um novo período na minha carreira, onde, mesmo sendo supervisora, não abandonei totalmente a sala de aula.
Em 2010, me aposentei na rede particular de ensino, mas mantive meu vínculo com a rede pública. Resolvi me aventurar na carreira buscando novas aprendizagens. Comecei a lecionar em uma escola municipal de ensino fundamental na zona rural de Gravataí, município onde moro. Foi como se estivesse iniciando a carreira novamente, cheia de motivação, empolgada pelo meu diferencial: muita experiência na bagagem. Participei da construção do Projeto político Pedagógico da escola, desenvolvi projetos interdisciplinares e aprendi a conhecer a cultura da comunidade escolar. Direcionei meu trabalho, independente dos conteúdos ministrados, ao desenvolvimento de habilidades com os alunos, alicerce para a construção dos conhecimentos.
Hoje, aos 52 anos, olho para trás e vejo a evolução por qual passei no meu trabalho: da pilha de livros conteudistas ao universo diversificado da internet, ou, da folha mimeografada ao livro digital. E é esta vontade de aprender sempre que me fez aceitar dois novos desafios: assumir a direção na minha escola este ano e cursar Pedagogia na UFRGS. Que venham novos tempos!