sexta-feira, 15 de maio de 2015

Minha história de vida


         Como professora, acredito que segui minha vocação. Desde criança, sempre gostei de ajudar meus colegas nas tarefas e de buscar conhecimentos novos. Venho de uma família de professoras, onde minhas quatro irmãs seguem a mesma profissão. Minha mãe também era professora, o que, com certeza, influenciou nossas experiências. Cursei Ciências e Biologia na PUCRS e logo comecei a lecionar em uma escola particular. No começo, muita insegurança da minha parte, mas a vontade de aprender e acertar foram mais fortes. Fui assumindo mais turmas, adquirindo experiências e me destacando nos projetos desta escola. Com o tempo, percebi que a acomodação é o maior entrave para a carreira de um professor. Busquei renovação através de cursos de capacitação, troca de experiências com colegas e muita leitura, aliás, meu maior prazer.
Constatei, após alguns  anos, que o meu inconformismo gerou novas práticas, e passei, na época, a investir no desenvolvimento de competências com meus alunos. Era um período de implantação da interdisciplinaridade nas escolas, o que me motivou a cursar especialização em Educação Psicomotora e logo depois Supervisão Educacional. Foi um novo período na minha carreira, onde, mesmo sendo supervisora, não abandonei totalmente a sala de aula.
Em 2010, me aposentei na rede particular de ensino, mas mantive meu vínculo com a rede pública. Resolvi me aventurar na carreira buscando novas aprendizagens. Comecei a lecionar em uma escola municipal de ensino fundamental na zona rural de Gravataí, município onde moro. Foi como se estivesse iniciando a carreira novamente, cheia de motivação, empolgada pelo meu diferencial: muita experiência na bagagem. Participei da construção do Projeto político Pedagógico da escola, desenvolvi projetos interdisciplinares e aprendi a conhecer a cultura da comunidade escolar. Direcionei meu trabalho, independente dos conteúdos ministrados, ao desenvolvimento de habilidades com os alunos, alicerce para a construção dos conhecimentos.
Hoje, aos 52 anos, olho para trás e vejo a evolução por qual passei no meu trabalho: da pilha de livros conteudistas ao universo diversificado da internet, ou, da folha mimeografada ao livro digital. E é esta vontade de aprender sempre que me fez aceitar dois novos desafios: assumir a direção na minha escola este ano e cursar Pedagogia na UFRGS. Que venham novos tempos!

Um comentário:

  1. Olá Anaí!
    Estou adorando tua história e saber que temos coisas em comuns, achei mais uma: também sou filha da PUCRS. Parabéns por seguir no caminho da educação pois isso está intrinsecamente!
    Abr@ço!

    ResponderExcluir