![]() |
| TODO SER HUMANO É UM EDUCADOR EM POTENCIAL. |
Para ser professor é preciso ser um conhecedor de relações humanas. Ao conviver com seus alunos, o professor faz dos conteúdos objetos de aprendizagem que servem de material para estabelecer a construção da educação propriamente dita. Aprendemos uns com os outros, na convivência e na identificação. É por isso que é tão importante trabalharmos sobre a aprendizagem na vida adulta e as relações humanas na educação, temas abordados na interdisciplina Psicologia na Vida Adulta.
Muitas vezes, como
professora, enfrento situações difíceis de serem contornadas, visto que
crianças e adolescentes desafiam regras estabelecidas com a maior naturalidade,
o que nos deixa inseguros em mediar os conflitos. Percebo a necessidade de
refletir com os colegas e abordar com os alunos estas dificuldades de
relacionamento, visto que o autoconhecimento é o melhor caminho para fazer
escolhas.
Somos
adultos, educadores por profissão, mas indivíduos que nunca estarão prontos na
vida, pois viver sempre será um aprendizado. Ao mesmo tempo, servimos de modelos e de orientadores a outros aprendizes, e a escola é nosso espaço teórico e prático. Nas
palavras de Tiba (2011):
Todo
ser humano é um educador em potencial, pois já nasce um aprendiz. Se ninguém
lhe ensina nada, aprende com as próprias experiências. A educação é fundamental
para a sobrevivência da civilização e da cultura. Não podemos mais imaginar que
alguém viva absolutamente isolado da influência dos outros. (TIBA, 2011,
p.103).
Portanto, ser professora é
uma experiência diária que influencia nossas atitudes e a dos alunos. Não somos
imunes as nossas emoções nem ao comportamento dos outros. Aprender a lidar com
as emoções e buscar satisfação nesta tarefa, além de facilitar nossas relações,
ajuda também na construção do autoconhecimento tão desejado.
REFERÊNCIAS:
TIBA, Içami. Pais e educadores de alta performance.
São Paulo: Integrare Editora, 2011.




