![]() |
| PROTAGONISMO NA ESCOLA |
Toda proposta pedagógica é
embasada na busca de uma aprendizagem eficiente. Queremos que nossos alunos
aprendam, mas muitas vezes esquecemos que o interesse maior deste estar no
educando, isto é, em sua vontade de saber mais. Como professores, experimentamos
novos métodos, acreditando que sempre haverá algo novo a alcançar,
principalmente na educação.
Quando concentramos as
atividades em torno do “ensinar a pensar”, abrimos a programação e damos mais
espaço para a autonomia e a interação social em nossas práticas. Projetos
educativos cumprem este papel quando valorizam o protagonismo do aluno. Segundo
Zabala (1998, p.149):
O
ponto de partida do método de projetos é o interesse e o esforço. O professor
terá de aproveitar as energias individuais, naturalmente dispersas,
canalizá-las e integrá-las para um objetivo concreto. Um bom ensino será dado
quando os meninos e as meninas possam se
mover de acordo com suas intenções e aglutinem seus esforços e desejos para
objetivos claramente definidos segundo certos ideais e valores. (ZABALA, 1998,
p.149)
Desta forma, fica evidente o
quanto o professor tem responsabilidade na proposição e coordenação das
atividades em que seus alunos estão envolvidos. Para estimular o protagonismo é
preciso também dar o exemplo. Um exemplo de envolvimento e interesse de alguém
que acredita que a aprendizagem de seus alunos transcende os conteúdos,
compreendendo a realidade e construindo para a vida.
REFERÊNCIAS:
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar.
Porto Alegre: Artmed, 1998.

Nenhum comentário:
Postar um comentário