domingo, 30 de abril de 2017

TODO SER HUMANO É UM EDUCADOR EM POTENCIAL.

Para ser professor é preciso ser um conhecedor de relações humanas. Ao conviver com seus alunos, o professor faz dos conteúdos objetos de aprendizagem que servem de material para estabelecer a construção da educação propriamente dita. Aprendemos uns com os outros, na convivência e na identificação. É por isso que é tão importante trabalharmos sobre a aprendizagem na vida adulta e as relações humanas na educação, temas abordados na interdisciplina Psicologia na Vida Adulta.

Muitas vezes, como professora, enfrento situações difíceis de serem contornadas, visto que crianças e adolescentes desafiam regras estabelecidas com a maior naturalidade, o que nos deixa inseguros em mediar os conflitos. Percebo a necessidade de refletir com os colegas e abordar com os alunos estas dificuldades de relacionamento, visto que o autoconhecimento é o melhor caminho para fazer escolhas.

Somos adultos, educadores por profissão, mas indivíduos que nunca estarão prontos na vida, pois viver sempre será um aprendizado. Ao mesmo tempo, servimos de modelos e de orientadores a outros aprendizes, e a escola é nosso espaço teórico e prático. Nas palavras de Tiba (2011):
Todo ser humano é um educador em potencial, pois já nasce um aprendiz. Se ninguém lhe ensina nada, aprende com as próprias experiências. A educação é fundamental para a sobrevivência da civilização e da cultura. Não podemos mais imaginar que alguém viva absolutamente isolado da influência dos outros. (TIBA, 2011, p.103).

Portanto, ser professora é uma experiência diária que influencia nossas atitudes e a dos alunos. Não somos imunes as nossas emoções nem ao comportamento dos outros. Aprender a lidar com as emoções e buscar satisfação nesta tarefa, além de facilitar nossas relações, ajuda também na construção do autoconhecimento tão desejado.


REFERÊNCIAS:

TIBA, Içami. Pais e educadores de alta performance. São Paulo: Integrare Editora, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário