Meu Curso e Eu
Agora que estamos no oitavo
semestre do curso de Pedagogia, percebo o quanto o movimento de pesquisa – reflexão – ação determinou
uma consistência nas minhas aprendizagens. No início era uma tarefa exaustiva,
principalmente pela necessidade de usar as ferramentas digitais que também
fariam parte do meu aprendizado. Neste período, meu Portfólio contou com comentários
curtos e/ou descrições das minhas impressões de vivências das interdisciplinas
do curso. Aos poucos, em virtude dos embasamentos teóricos, minhas postagens
foram alimentadas com experiências e interpretações, tanto da realidade quanto
da pedagogia escolar. Um mosaico entre teoria e prática foi sendo composto,
agora não tão difícil de materializar no blog.
Desta forma, fui aprendendo
a ter um olhar multicultural, evidenciado na interdisciplina Escola, Cultura e
Sociedade, bem como a revisitar as memórias de uma escola através de uma
perspectiva histórica. Na sequência, estudar sobre a infância e sobre o lúdico
na educação, perpassados por uma corporeidade humana, me fez crescer como
pessoa e como profissional. Interdisciplinas que nos fizeram repensar a
representação do mundo, seja na Matemática ou nas Ciências Naturais, também ampliaram
nossos horizontes e se somaram ao nosso novo perfil de professor: o reflexivo.
Encontro justificativa para este perfil nas palavras de Alarcão (2005, p. 99): “Uma
prática reflexiva leva à (re)construção de saberes, atenua a separação entre
teoria e prática e assenta na construção de uma circularidade em que a teoria
ilumina a prática e a prática questiona a teoria”.
Assim, tanto a teoria quanto
a prática precisam andar juntas e é por esta razão que minha concepção atual de
docência passa por uma compreensão reflexiva. Aqui também destaco a importância
dos estudos de Psicologia no curso, pois a aprendizagem envolve relações
humanas e o professor deve saber fazer uso delas. Então, conhecer nossos alunos
vai além das observações, percorrendo as interações, incluindo as afetivas, que
tanto nos confortam para conviver com as diferenças.
Neste momento, retorno no
tempo e relembro meu início profissional. Há muitos anos, quando escolhi ser
professora, acreditava que ter domínio sobre conteúdos era a chave para ensinar
meus alunos. Hoje, no entanto, creio que cada dia é uma aprendizagem e que na
interação com os alunos o ensino se estabelece, onde tanto alunos quanto
professores aprendem. Várias vezes sinalizei esta compreensão em meu Portfólio
e, ao reler a postagem Meu
blog e eu , realimentei meus ideais do curso.
Felizmente, é possível
mudarmos nossas concepções e cada vez mais buscarmos respostas para novos
questionamentos, inclusive para tornar nosso trabalho mais significativo.
Portanto, nossa evolução pedagógica é o resultado de uma caminhada contínua na
busca de uma reflexão permanente em nossos projetos de vida.
REFERÊNCIAS:
ALARCÃO, Isabel. (Coord.). Formação reflexiva de professores:
estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.



