sábado, 27 de outubro de 2018

Meu Curso e Eu

Agora que estamos no oitavo semestre do curso de Pedagogia, percebo o quanto o movimento de pesquisa – reflexão – ação determinou uma consistência nas minhas aprendizagens. No início era uma tarefa exaustiva, principalmente pela necessidade de usar as ferramentas digitais que também fariam parte do meu aprendizado. Neste período, meu Portfólio contou com comentários curtos e/ou descrições das minhas impressões de vivências das interdisciplinas do curso. Aos poucos, em virtude dos embasamentos teóricos, minhas postagens foram alimentadas com experiências e interpretações, tanto da realidade quanto da pedagogia escolar. Um mosaico entre teoria e prática foi sendo composto, agora não tão difícil de materializar no blog.

Desta forma, fui aprendendo a ter um olhar multicultural, evidenciado na interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, bem como a revisitar as memórias de uma escola através de uma perspectiva histórica. Na sequência, estudar sobre a infância e sobre o lúdico na educação, perpassados por uma corporeidade humana, me fez crescer como pessoa e como profissional. Interdisciplinas que nos fizeram repensar a representação do mundo, seja na Matemática ou nas Ciências Naturais, também ampliaram nossos horizontes e se somaram ao nosso novo perfil de professor: o reflexivo. Encontro justificativa para este perfil nas palavras de Alarcão (2005, p. 99): “Uma prática reflexiva leva à (re)construção de saberes, atenua a separação entre teoria e prática e assenta na construção de uma circularidade em que a teoria ilumina a prática e a prática questiona a teoria”.

Assim, tanto a teoria quanto a prática precisam andar juntas e é por esta razão que minha concepção atual de docência passa por uma compreensão reflexiva. Aqui também destaco a importância dos estudos de Psicologia no curso, pois a aprendizagem envolve relações humanas e o professor deve saber fazer uso delas. Então, conhecer nossos alunos vai além das observações, percorrendo as interações, incluindo as afetivas, que tanto nos confortam para conviver com as diferenças.

Neste momento, retorno no tempo e relembro meu início profissional. Há muitos anos, quando escolhi ser professora, acreditava que ter domínio sobre conteúdos era a chave para ensinar meus alunos. Hoje, no entanto, creio que cada dia é uma aprendizagem e que na interação com os alunos o ensino se estabelece, onde tanto alunos quanto professores aprendem. Várias vezes sinalizei esta compreensão em meu Portfólio e, ao reler a postagem Meu blog e eu , realimentei meus ideais do curso.

Felizmente, é possível mudarmos nossas concepções e cada vez mais buscarmos respostas para novos questionamentos, inclusive para tornar nosso trabalho mais significativo. Portanto, nossa evolução pedagógica é o resultado de uma caminhada contínua na busca de uma reflexão permanente em nossos projetos de vida.

REFERÊNCIAS:

ALARCÃO, Isabel. (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.




Nenhum comentário:

Postar um comentário