| FAZER CIÊNCIAS |
Como professora, participar de atividades que instigam os alunos a pensar me deixou motivada a experimentar cada vez mais novas possibilidades de aprendizagem. Esta proposta foi encaminhada pela interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, onde realizar uma experiência com os alunos trouxe novas expectativas para a minha rotina escolar.
Ao pesquisar novamente um
mesmo tema, é possível encontrar outras interpretações e novos enfoques podem
ser dados para estimular os alunos a formular hipóteses e buscar explicações
para os fenômenos. É todo um ambiente de aprendizagem que acaba se formando,
onde o professor estabelece uma parceria de investigação com os alunos e estes
se apropriam dos conhecimentos. Para tanto, é necessário um planejamento que
desperte o processo investigativo nos alunos. Nas palavras de Nigro (2012,
p.72):
“Fazer ciências” em
sala de aula significa proporcionar diversas situações nas quais os alunos
possam se portar como verdadeiros cientistas. Eles devem adotar procedimentos
típicos desses profissionais – como observar, tomar dados, fazer anotações e
registros, analisá-los etc. – e desenvolver “hábitos de mente” como a
curiosidade, a criatividade, o rigor e a disciplina, para assim tentar
vislumbrar como o conhecimento científico pode ser construído. NIGRO (2012, p.
72)
Assim, se a curiosidade dos
alunos continuar aguçada e o interesse em observar e transformar em investigação
as dúvidas diárias ainda está presente, então as nossas aulas estão produtivas
e nosso objetivo de “fazer ciências” está sendo alcançado.
REFERÊNCIAS:
NIGRO,
Rogério G. Ciências: soluções para dez desafios do professor, 1º ao 3º ano do
ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2012.



