domingo, 2 de outubro de 2016



PERCEPÇÃO DO MUNDO

É possível construir um conhecimento histórico na escola? Este é um questionamento frequente enquanto escola tradicional, onde os conceitos “prontos” são privilegiados. Nos deparamos com acontecimentos que devem ser compreendidos em ordem cronológica e registrados, analisados rotineiramente na forma de causas e consequências.

No entanto, ao mesmo tempo, é viável ter uma visão mais crítica, partindo do local para o geral e vice-versa, isto é, situando também os fatos em relação ao mundo, estabelecendo diálogos entre o estudo e as comunidades. É com este parâmetro que o professor de História deve pensar as suas aulas, planejando um diálogo da sua disciplina com as outras da escola. Conforme Nemi, Martins, Escanhuela (2009, p. 47):

Cabe ao professor de História, em conjunto com os outros professores da escola, planejar de forma a integrar os conhecimentos que o aluno traz da sua vivência a experiências e desafios que contribuam para aprofundar sua percepção e leitura do mundo. Enfim, é para articular a experiência dos alunos e professores com o mundo que se ensina História. (NEMI, MARTINS, ESCANHUELA, 2009, P. 47)

Assim, para superar uma visão ultrapassada de ensino, a História deve fazer parte da formação dos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta formação é simultânea à construção da cidadania, pois envolve a percepção e interação do indivíduo com o seu mundo, por vivências e diálogos com sua própria comunidade.

REFERÊNCIAS:

NEMI, Ana; MARTINS, João Carlos; ESCANHUELA, Diego Luiz. Ensino de história e experiências: o tempo vivido. 1.ed. São Paulo: FTD, 2009.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário