domingo, 30 de outubro de 2016

FAZER CIÊNCIAS

Como professora, participar de atividades que instigam os alunos a pensar me deixou motivada a experimentar cada vez mais novas possibilidades de aprendizagem. Esta proposta foi encaminhada pela interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, onde realizar uma experiência com os alunos trouxe novas expectativas para a minha rotina escolar.

Ao pesquisar novamente um mesmo tema, é possível encontrar outras interpretações e novos enfoques podem ser dados para estimular os alunos a formular hipóteses e buscar explicações para os fenômenos. É todo um ambiente de aprendizagem que acaba se formando, onde o professor estabelece uma parceria de investigação com os alunos e estes se apropriam dos conhecimentos. Para tanto, é necessário um planejamento que desperte o processo investigativo nos alunos. Nas palavras de Nigro (2012, p.72):

“Fazer ciências” em sala de aula significa proporcionar diversas situações nas quais os alunos possam se portar como verdadeiros cientistas. Eles devem adotar procedimentos típicos desses profissionais – como observar, tomar dados, fazer anotações e registros, analisá-los etc. – e desenvolver “hábitos de mente” como a curiosidade, a criatividade, o rigor e a disciplina, para assim tentar vislumbrar como o conhecimento científico pode ser construído. NIGRO (2012, p. 72)


Assim, se a curiosidade dos alunos continuar aguçada e o interesse em observar e transformar em investigação as dúvidas diárias ainda está presente, então as nossas aulas estão produtivas e nosso objetivo de “fazer ciências” está sendo alcançado.

REFERÊNCIAS:

NIGRO, Rogério G. Ciências: soluções para dez desafios do professor, 1º ao 3º ano do ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário