Todo meio é um campo de
conhecimento e interação para o desenvolvimento do indivíduo. Desde o seu
nascimento, no convívio familiar, a criança mergulha na cultura do ambiente e
vai construindo sua personalidade em seu grupo social. A escola continua esta
sequência ao introduzir a formalização deste conhecimento e a
institucionalização da linguagem oral e escrita.
Mas a aprendizagem não se
restringe a conteúdos ou atividades relevantes. Ela envolve um planejamento
contextualizado do espaço escolar para que o aluno se reconheça no grupo e
avance em seu crescimento. Recursos materiais, espaços definidos, tempos
adequados, tudo pode estar entrelaçado oportunizando interações sociais construtivas.
Conforme Galvão (1995, p.101-102):
É
bom lembrar que a escola, ao possibilitar uma vivência social diferente do
grupo familiar, desempenha um importante papel na formação da personalidade da
criança. Ao participar de grupos variados a criança assume papéis diferenciados
e obtém uma noção mais objetiva de si própria. (GALVÃO, 1995, p.101-102)
A
escola, portanto, exerce um papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo,
necessitando estar engajada na cultura e na sociedade local. Desta forma, a
organização do ambiente escolar, com reflexão constante das ações dos
envolvidos, favorece a diversidade de relações e enriquece a construção da
personalidade da criança na escola.
REFERÊNCIAS:
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma
concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
http:
//profpaulabento.blogspot.com.br/2015/09/sejam-bem-vindos-escola.html (Imagem)

Nenhum comentário:
Postar um comentário