sábado, 3 de setembro de 2016

SER LEITOR

Em todo processo de alfabetização, a criança vai descobrindo o mundo das letras, seus significados e o universo de possibilidades para a construção e interpretação de mensagens. O professor tece uma rede de experiências e conduz seus alunos para a prática da leitura e da escrita. Mas até que ponto os alunos serão verdadeiros leitores?
Uma leitura simples, não interage com os significados e com as ideias do autor, apenas decodifica palavras. Para um verdadeiro leitor, a reflexão esmiúça as intenções do autor, transporta-as para a sua realidade e as contextualiza em ressignificados. É um diálogo com a obra, numa leitura pessoal construída pelas experiências de vida.


O professor e psicopedagogo Celso Antunes fala em “construtor de leitores” ao se referir ao professor que faz da sua prática diária um exercício contínuo de valorizar cada descoberta, cada notícia, cada frase ou tema que promova o pensamento de seu aluno. Ao mesmo tempo, é fundamental a percepção que a leitura é universal, interdisciplinar, onde qualquer texto pode ter milhares de leituras possíveis.
Assim, o ato de ler sempre abre caminhos para um novo pensamento. Vai além de traduzir a mensagem de um autor. É compartilhar ideias, aceitando-as ou não, questionando-as ou não.  É fazer de um texto no papel, um pensamento vivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário