EDUCAÇÃO
EM DIREITOS HUMANOS
Um dos principais
objetivos da defesa dos Direitos Humanos é a construção de sociedades que
valorizem e desenvolvam condições para a garantia da dignidade humana. Nesse
marco, o objetivo da Educação em Direitos Humanos é que a pessoa e/ou grupo
social se reconheça como sujeito de direitos, assim como seja capaz de
exercê-los e promovê-los ao mesmo tempo em que reconheça e respeite os direitos
do outro. (BRASIL, 2013, p.523)
A citação acima traz uma
abordagem da educação voltada para a convivência. Cada vez mais a escola é um
espaço social onde uma comunidade inteira convive e multiplica interações. Cada
interação pode vir com uma carga de diversidade nem sempre bem aceita por
todos. Diversidade não é sinônimo de desigualdade. No entanto, conviver com o
diferente deve estar associado a uma construção de tolerância, onde aprendemos
a nos colocar no lugar do outro.
A escola representa um marco
no pensamento conciliador e na fomentação da construção de condutas que
valorizem os direitos humanos. Todos os dias alunos e professores debatem e
refletem sobre questões do cotidiano e de como melhorar nossa sociedade. No
entanto, é preciso que cada sujeito reconheça seu compromisso em fazer parte de
uma sociedade que, para se tornar igualitária, necessita da participação de
todos para se consolidar.
Quando falamos em dignidade
humana, pensamos em direitos e oportunidades de uma vida melhor. Ao mesmo tempo
é um valor fundamental para a coletividade, visto que todos merecem ser iguais
perante a lei. E o direito à Educação, então, afirma-se como uma garantia de
oportunidades para que se busque esta igualdade que constitui o Estado Democrático
que queremos para o nosso país.
Portanto, toda escola deve
estar engajada nesta proposta de educação para garantir os direitos humanos, permitindo
que cada indivíduo evolua em suas potencialidades. Em contrapartida, a
sociedade em que a escola está inserida, deve dar continuidade e oportunizar
para que todos os indivíduos possam afirmar sua dignidade ao exercer sua
cidadania.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica.
Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretoria de Currículos
e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

Oi Anai! Sim! A escola esta aberta e nela convivemos com todos. A escola precisa enfatizar intencionalmente o respeito a diversidade. Trabalhar com o tema em suas leituras, em suas rodas de conversas, em an[alises da realidade, na resolu;'ao coletiva e colaborativa de problemas, ... em in[umeras estrat[egias de ensino, ... A escola [e mais um lugar de forma;'ao. Contudo todos somos respons[aveis pela valorizacao da vida e combate ao preconceito. Atitudes tambem formam. Quais outros instrumentos podemos descrever como formadores de valores no combate ao preconceito? Vamos citar e exemplificar para que este espa;o tb seja responsavel por fomentar quem le a ter atitude estruturante que inspire a tolerancia e o respeito a diversidade? Continua escrevendo que estou por aqui te acompanhando. Abr Betynha :0) (Tutora PEAD2 - UFRGS - VI Eixo)
ResponderExcluir