PARTICIPAÇÃO
Quando analisamos o papel do professor na escola, não podemos
fazê-lo isoladamente. A escola é uma instituição que resulta da participação de
todos os envolvidos no processo de educação. Professores, funcionários,
direção, alunos, pais e todos da comunidade exercem maior ou menor influência
no cotidiano escolar conforme sua participação. Neste caso, a gestão escolar é
primordial para agregar estes valores e tornar o projeto político pedagógico o
orientador das ações pedagógicas.
Falando em gestão, ao compararmos os tipos de gestão da
escola pública (democrática e patrimonialista), tarefa da interdisciplina
Organização do Ensino Fundamental, percebemos o quanto a transparência e a
participação são elementos fundamentais na busca de uma educação de qualidade e
de um objetivo para atender a todos. Encontramos estes elementos na Gestão Democrática,
onde o comprometimento faz parte do conjunto e todos são responsáveis pela
organização e execução das ações pedagógicas.
Sabemos que administrar uma escola não é tarefa fácil, exigindo
colaboração e debate das ideias do grupo, respeitando a realidade e a cultura
local. É tarefa de um grupo que escuta, planeja, executa e avalia os
resultados. Um grupo integrado por todos os segmentos da comunidade, onde cada
um precisa ter consciência do seu valor, mas também da sua responsabilidade. É
neste aspecto que a verdadeira cidadania é vivenciada na escola, nas próprias
ações diárias que representam a verdadeira sociedade. Nas palavras de Capucho
(2012):
A formação para a
cidadania vai além dos muros da escola. Ela é forjada no dia a dia das relações
dos indivíduos e no conjunto das organizações da sociedade, pois a cidadania é
uma situação política, social e econômica dependente de condições concretas. (CAPUCHO, 2012, p. 37)
Então, escola e
sociedade acabam interligadas, uma representando a outra nas ações de seus
indivíduos, ou melhor, nos cidadãos que convivem em espaços onde a convivência
também é uma aprendizagem. Quando cada indivíduo tiver consciência de seu papel
na sociedade, conhecer seus direitos e deveres e valorizar sua liberdade de
escolhas, certamente acreditará que é possível exercer a democracia não só como
opção, mas sobretudo como necessidade para o bem comum.
REFERÊNCIAS:
CAPUCHO, Vera. Educação
de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.

Olá Anaí!!
ResponderExcluirSem participação não se faz escola pública de qualidade, todos os seguimentos são importantes. Muito boa tua reflexão.
Att,
Tutora Rocheli