Ao iniciarmos
a interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, nos deparamos com
conceitos já conhecidos e debatidos em educação. No entanto, repensá-los sempre
é uma atualização de pensamentos e um novo relacionamento com o contexto em que
estamos vivendo. Democracia, cidadania, políticas públicas, poder e
participação, entre outros, são conceitos que já vivenciamos, mas que continuam
fazendo parte das nossas escolhas diárias.
A escola é a
sede das formações e transformações de pensamentos. A caminhada percorrida pela
criança em qualquer instituição educacional vai contribuir e/ou direcionar suas
atitudes quanto à compreensão de seus direitos e deveres como cidadão de uma
sociedade. Portanto, cada escola deve proporcionar o debate entre seus
profissionais para compreender o momento atual, estudar as possibilidades de
intervenção e garantir o direito maior da criança à educação. Assim, nenhuma
modalidade de ensino pode ficar de fora deste processo. Conforme Campos (2012):
O
trabalho pedagógico voltado para a formação cidadã do aluno nos primeiros anos
do ensino fundamental requer do professor conhecimentos sobre o conjunto dos
direitos e deveres que cabem à criança, para que ele possa eleger estratégias
didáticas que levem o aluno a construir valores, habilidades e atitudes ligados
ao exercício de sua cidadania. (CAMPOS, 2012, p.37).
Na fala da
autora encontramos o exemplo de formação nos anos iniciais, mas esta tarefa não
se restringe a esta etapa, pois a criança cresce e deve ser convidada a
refletir continuamente sobre seu papel na sociedade. Conhecer o seu meio,
identificar-se e constituir um grupo, faz do indivíduo um ser participativo e
responsável por suas escolhas.
No entanto, esta visão sobre direitos e deveres
só será incorporada pela criança se ela vivenciar estas ações em seus espaços
de convivência. Esta aprendizagem, então, será duradoura e extrapolará o espaço
escolar, servindo de modelo para suas condutas e sua contribuição nas relações
sociais.
REFERÊNCIAS:
CAMPOS, Helena
Guimarães. A história e a formação para
a cidadania nos anos iniciais do
ensino fundamental. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.

Olá Anaí!
ResponderExcluirA escola tem um papel importante, fundamental, na formação das crianças para a cidadania.
Att,
Tutora Rocheli