domingo, 14 de maio de 2017


PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS

Durante o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem, tarefa da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, com os alunos da 3ª série do Ensino Fundamental, algumas reflexões surgiram, principalmente em relação à formação do professor que trabalha com os anos iniciais.

Como usamos os temas “Saúde” e “Higiene” como ponto de partida para os alunos definirem sua questão de investigação, percebemos o quanto o professor das séries iniciais precisa ter um embasamento multidisciplinar. Ao mesmo tempo, seu planejamento é construído de forma articulada com diferentes áreas do conhecimento, buscando maior profundidade conforme o interesse e/ou significado despertado na criança.

Talvez, por este olhar naturalmente globalizado, o professor desta modalidade de ensino tenha maior flexibilidade em transitar pelas diversas áreas do conhecimento, valorizando a realidade e a cultura da sociedade contemporânea na vivência dos alunos. Nas palavras de Kindel (2012):

Uma professora dos anos iniciais tem muito mais competência para articular áreas porque não pensa, assim como os professores de áreas específicas, que determinada área é mais importante que outra, ou merece mais espaço nos currículos. Provavelmente, também, crianças que passam por experiências pedagógicas multidisciplinares conseguirão compreender de modo bem mais amplo este mundo. (KINDEL, 2012, p. 29).

Nas palavras acima, a autora valoriza a maior flexibilidade de adaptação de um professor das séries iniciais em relação ao professor das séries finais. No entanto, a articulação é possível em todas as esferas de ensino, desde que o educador vislumbre a evolução da aprendizagem de seu aluno como meta, não apenas a aquisição de um conhecimento específico. Qualquer professor pode ter este olhar multidisciplinar se garantir que a sua prática não seja seletiva, mas que seja agregadora de qualquer conhecimento.

É deste modo que podemos identificar o Projeto de Aprendizagem que estamos desenvolvendo com os alunos como “uma experiência pedagógica multidisciplinar”. Quando abrimos espaços na sala de aula para pesquisas, debates, conversas extraclasse com pessoas diversas, entre outros, estamos oportunizando uma maior compreensão do mundo em que vivemos. Não desenvolvemos apenas olhares científicos, históricos, lógicos e sociais nos alunos. Incentivamos, também, seu interesse em aprender algo novo e/ou solucionar um problema, independente do caráter disciplinar envolvido na questão.


REFERÊNCIAS:

KINDEL, Eunice Aita Isaia. Práticas pedagógicas em ciências: espaço, tempo e corporeidade.Erechim: Edelbra, 2012.


2 comentários:

  1. Minha querida!
    Fizeste uma ótima síntese dos estudos que estás exercitando.
    Com certeza, um excelente material de estudo.
    Apenas sugiro, que complemente tua postagem com sugestões de como os anos finais poderiam trabalhar com Projetos de Aprendizagens, pois ficou parecendo, pelo menos pra mim, de que não é possível que se faça com essa etapa do Ensino Fundamental!

    Beijão, Paty

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty.
    Obrigada pela orientação. Eu não havia percebido este tipo de interpretação que o meu texto gerou. Acrescentei mais um parágrafo para "quebrar" esta intenção, mas pretendo fazer uma nova postagem em breve falando sobre PA nas séries finais. Quero pesquisar um pouco antes disso.
    Abraço. Anaí

    ResponderExcluir