domingo, 28 de maio de 2017



PARTICIPAÇÃO

Quando analisamos o papel do professor na escola, não podemos fazê-lo isoladamente. A escola é uma instituição que resulta da participação de todos os envolvidos no processo de educação. Professores, funcionários, direção, alunos, pais e todos da comunidade exercem maior ou menor influência no cotidiano escolar conforme sua participação. Neste caso, a gestão escolar é primordial para agregar estes valores e tornar o projeto político pedagógico o orientador das ações pedagógicas.

Falando em gestão, ao compararmos os tipos de gestão da escola pública (democrática e patrimonialista), tarefa da interdisciplina Organização do Ensino Fundamental, percebemos o quanto a transparência e a participação são elementos fundamentais na busca de uma educação de qualidade e de um objetivo para atender a todos. Encontramos estes elementos na Gestão Democrática, onde o comprometimento faz parte do conjunto e todos são responsáveis pela organização e execução das ações pedagógicas.

Sabemos que administrar uma escola não é tarefa fácil, exigindo colaboração e debate das ideias do grupo, respeitando a realidade e a cultura local. É tarefa de um grupo que escuta, planeja, executa e avalia os resultados. Um grupo integrado por todos os segmentos da comunidade, onde cada um precisa ter consciência do seu valor, mas também da sua responsabilidade. É neste aspecto que a verdadeira cidadania é vivenciada na escola, nas próprias ações diárias que representam a verdadeira sociedade. Nas palavras de Capucho (2012):

A formação para a cidadania vai além dos muros da escola. Ela é forjada no dia a dia das relações dos indivíduos e no conjunto das organizações da sociedade, pois a cidadania é uma situação política, social e econômica dependente de condições  concretas. (CAPUCHO, 2012, p. 37)


Então, escola e sociedade acabam interligadas, uma representando a outra nas ações de seus indivíduos, ou melhor, nos cidadãos que convivem em espaços onde a convivência também é uma aprendizagem. Quando cada indivíduo tiver consciência de seu papel na sociedade, conhecer seus direitos e deveres e valorizar sua liberdade de escolhas, certamente acreditará que é possível exercer a democracia não só como opção, mas sobretudo como necessidade para o bem comum.


REFERÊNCIAS:

CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.


Um comentário:

  1. Olá Anaí!!
    Sem participação não se faz escola pública de qualidade, todos os seguimentos são importantes. Muito boa tua reflexão.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir