sábado, 2 de abril de 2016


AVALIAÇÃO QUALITATIVA
Avaliar é um ato reflexivo. Envolve observações, análises e intenções. Na escola, ao utilizarmos a avaliação como forma de constatar aprendizagens, ela acaba adquirindo uma função diagnóstica. Como a aprendizagem de cada indivíduo ocorre de forma e em tempo diferentes, acompanhar este processo torna a avaliação qualitativa, complementando o processo contínuo da educação.
Ao mesmo tempo, pensar a avaliação como um todo é descartar sua função classificatória. É engajá-la num sistema intencional de relação com a realidade, tornando a escola um ambiente permanente de reflexão e de busca de conhecimentos que favoreçam a emancipação humana.
Desta forma, a avaliação envolve processos que acompanham a construção do conhecimento. Envolve educador e educando, numa interação significativa, gerando trocas de experiências e retomada de posturas. Segundo Melchior:

“A avaliação deve ser um processo holístico, não fragmentado, contextualizado nos processos de ensino e de aprendizagem, de forma democrática, onde todos os elementos envolvidos avaliam e são avaliados, conforme os valores e os pressupostos do projeto pedagógico.”
(MELCHIOR, 2001, p.39)

     Então, mesmo na incerteza dos resultados, é preciso um comprometimento do profissional em educação para buscar estratégias que remetam a avaliação a uma função formativa, que auxilie o educando a se conhecer e a buscar seu crescimento cognitivo e relacional.

REFERÊNCIAS:

MELCHIOR, Maria Celina. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação.Porto Alegre: Premier, 2001.

Um comentário: