SER APRENDIZ
Neste retorno às aulas do curso de Pedagogia, novos questionamentos se juntam aos que delimitam nossa trajetória profissional. Teoria e prática se alternando no emparelhamento de nossas convicções. Sempre que iniciamos um ano letivo, projetamos realizações e determinamos nossos objetivos. Todos eles, no entanto, passam pelo relacionamento professor e aluno, incluindo o significado de cada aula na busca de aprendizagens.
Conhecer os conteúdos a serem trabalhados não garante o sucesso de uma aula para o professor, pois hoje ele deixou de ser uma fonte única de informações. A globalização acelerou as comunicações e, de certa forma, interligou todas as pessoas. Sinal que sala de aula e escola precisam se reinventar para acompanhar as novas gerações. Professores e alunos numa aprendizagem permanente, onde ambos aprendem a se adaptar aos novos tempos.
O professor, ao optar por uma metodologia de trabalho, deve avaliá-la constantemente para monitorar seus resultados. Sua participação é efetiva neste processo. Segundo Tiba (1998, p.61): "Ensinar é transmitir o que sabe a quem quer saber, portanto é dividir sabedoria".
Então, somos todos aprendizes nesta vida. Como professores, nossa função é ainda maior, pois nosso exemplo serve de modelo para dar significado as nossas aulas e às relações que estabelecemos com nossos alunos.
REFERÊNCIAS:
TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo. São Paulo: Editora Gente, 1998.

Nenhum comentário:
Postar um comentário