AVALIAÇÃO
QUALITATIVA
Avaliar
é um ato reflexivo. Envolve observações, análises e intenções. Na escola, ao
utilizarmos a avaliação como forma de constatar aprendizagens, ela acaba
adquirindo uma função diagnóstica. Como a aprendizagem de cada indivíduo ocorre
de forma e em tempo diferentes, acompanhar este processo torna a avaliação
qualitativa, complementando o processo contínuo da educação.
Ao
mesmo tempo, pensar a avaliação como um todo é descartar sua função classificatória.
É engajá-la num sistema intencional de relação com a realidade, tornando a
escola um ambiente permanente de reflexão e de busca de conhecimentos que
favoreçam a emancipação humana.
Desta
forma, a avaliação envolve processos que acompanham a construção do
conhecimento. Envolve educador e educando, numa interação significativa,
gerando trocas de experiências e retomada de posturas. Segundo Melchior:
“A avaliação deve ser um processo holístico,
não fragmentado, contextualizado nos processos de ensino e de aprendizagem, de
forma democrática, onde todos os elementos envolvidos avaliam e são avaliados,
conforme os valores e os pressupostos do projeto pedagógico.”
(MELCHIOR,
2001, p.39)
Então, mesmo na incerteza dos resultados, é preciso um comprometimento
do profissional em educação para buscar estratégias que remetam a avaliação a
uma função formativa, que auxilie o educando a se conhecer e a buscar seu
crescimento cognitivo e relacional.
REFERÊNCIAS:
MELCHIOR, Maria Celina. O sucesso escolar através da avaliação e da
recuperação.Porto Alegre: Premier, 2001.

Olá Anaí,
ResponderExcluirMuito boa tua postagem.
Att,
Tutora Rocheli