LER
Ler é uma ação maior do que
identificar letras e/ou palavras. É dar um significado para a expressão de um
autor que simbolizou nas letras, sua interpretação do conteúdo apresentado.
Toda leitura abre uma porta para um pensamento que concorda, discorda ou
duvida. É uma viagem no imaginário de ideias e de realizações.
Quando estimulamos a leitura nos
alunos, desencadeamos experiências de identificação ou questionamento, incentivando
a reflexão com novas descobertas. Cria-se um hábito de interpretar
considerações alheias e de reconhecer, nas entrelinhas, os sentimentos
expressados pelo autor da obra. De acordo com Silva (2004):
“Palavras são assim: uma vai puxando a
outra, como fios que se entrelaçam e criam novas tessituras, criativas,
coloridas, de admirável textura. Com palavras, o homem criou mitos de
inigualável beleza, que constituem a origem da literatura.” (SILVA, 2004,
p.34)
Ler não pode se
basear em uma obrigação. Quando a história lida dá movimento ao nosso
imaginário ela não só nos conquista, mas nos encaminha para novas experiências na
compreensão do mundo através do pensamento de outras pessoas, no caso, dos
autores destas histórias.
Portanto, o
hábito de ler transcende a aprendizagem formal. Passa pelo universo da
sensibilidade humana, onde cada um atribui um significado para a leitura e faz
dela seu conhecimento pessoal.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Maria
Betty Coelho. “Era uma vez..." desde antes e para sempre. In: PASCALE, R.; LARA,
W. (org.). Relações do ensinar. São Paulo: Paulus, 2004. p. 30-35.

Olá Anaí,
ResponderExcluirÉ nosso dever como professores incentivar o hábito da leitura nos nossos alunos. Ótima reflexão.
Att,
Tutora Rocheli
Oi Anaí,
ResponderExcluirConcordo qdo tu fala que quando estimulamos a leitura dos alunos, desencadeamos novas experiências. Eu também trabalho muito a leitura com os meus alunos... E que difícil de despertar este habito né??? Percebo que os alunos estão lendo cada dia menos.. o que é muito preocupante!!! Pois a leitura só traz benefícios para o nosso crescimento. Senti falta do relato das tuas experiencias nessa postagem!!! Bjão