Brincar é
essencial ao desenvolvimento humano. Para reforçar esta fala, cito Grando
(2004):
“Ao observarmos o comportamento de uma
criança em situações de brincadeira e/ou jogo, percebe-se o quanto ela
desenvolve sua capacidade de fazer perguntas, buscar diferentes soluções,
repensar situações, avaliar suas atitudes, encontrar e reestruturar novas
relações, ou seja, resolver problemas.” (GRANDO, 2004, p.18)
Nós,
adultos, fomos crianças um dia. Trazemos lembranças desta fase e uma bagagem de
experiências que construíram nossa identidade. Ações envolvidas em brincadeiras
nos tornaram agentes de um convívio social e capacitaram nossas aprendizagens.
Hoje, profissionais da educação, percebemos o quanto o lúdico favorece as
relações sociais e encaminha para aprendizagens satisfatórias.
A
criança ao observar e/ou manusear objetos diferentes durante as brincadeiras,
instiga seus sentidos e amplia seu campo motor e cognitivo. Ao mesmo tempo, ao
participar de jogos individuais e coletivos ela é apresentada ao mundo das regras, incluindo
o exercício da tolerância perante resultados não satisfatórios.
Imaginação,
criatividade, fantasia, tudo no brincar converge para um universo infantil
cheio de interesse pelo novo e de prazer associado a um momento para ser feliz.
Ao brincar a criança experimenta novas
formas de expressão, interage com seus pares e delimita seu espaço no mundo.
Portanto, atividades lúdicas são inerentes ao desenvolvimento infantil, o que
desencadeia também sua importância durante
toda a vida do indivíduo.
REFERÊNCIAS:
GRANDO, R.C. O jogo e a
matemática no contexto da sala de aula. São Paulo:Paulus, 2004.

Anaí querida...Brincar é mesmo encantador e com certeza a função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira. Para Oliveira (2000), (...) é brincando que a criança se humaniza aprendendo a conciliar de forma efetiva a afirmação de si mesma à criação de vínculos afetivos duradouros. (...) o brincar abre caminho e embasa o processo de ensino/aprendizagem favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. (p. 7/8).
ResponderExcluirRealmente o brincar possibilita sonhar e imaginar, permite recriar o mundo e as próprias vivências. É condição necessária para o desenvolvimento saudável da criança.
Bjoooo. Tutora Gi