sábado, 9 de abril de 2016

Brincar é essencial ao desenvolvimento humano. Para reforçar esta fala, cito Grando (2004):

                     “Ao observarmos o comportamento de uma criança em situações de brincadeira e/ou jogo, percebe-se o quanto ela desenvolve sua capacidade de fazer perguntas, buscar diferentes soluções, repensar situações, avaliar suas atitudes, encontrar e reestruturar novas relações, ou seja, resolver problemas.”                                                                                          (GRANDO, 2004, p.18)

                Nós, adultos, fomos crianças um dia. Trazemos lembranças desta fase e uma bagagem de experiências que construíram nossa identidade. Ações envolvidas em brincadeiras nos tornaram agentes de um convívio social e capacitaram nossas aprendizagens. Hoje, profissionais da educação, percebemos o quanto o lúdico favorece as relações sociais e encaminha para aprendizagens satisfatórias.

                A criança ao observar e/ou manusear objetos diferentes durante as brincadeiras, instiga seus sentidos e amplia seu campo motor e cognitivo. Ao mesmo tempo, ao participar de jogos individuais e coletivos  ela é apresentada ao mundo das regras, incluindo o exercício da tolerância perante resultados não satisfatórios.

                Imaginação, criatividade, fantasia, tudo no brincar converge para um universo infantil cheio de interesse pelo novo e de prazer associado a um momento para ser feliz. Ao brincar a  criança experimenta novas formas de expressão, interage com seus pares e delimita seu espaço no mundo. Portanto, atividades lúdicas são inerentes ao desenvolvimento infantil, o que desencadeia também  sua importância durante toda a vida do indivíduo.

REFERÊNCIAS:

GRANDO, R.C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo:Paulus, 2004.

Um comentário:

  1. Anaí querida...Brincar é mesmo encantador e com certeza a função do brincar não está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira. Para Oliveira (2000), (...) é brincando que a criança se humaniza aprendendo a conciliar de forma efetiva a afirmação de si mesma à criação de vínculos afetivos duradouros. (...) o brincar abre caminho e embasa o processo de ensino/aprendizagem favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. (p. 7/8).

    Realmente o brincar possibilita sonhar e imaginar, permite recriar o mundo e as próprias vivências. É condição necessária para o desenvolvimento saudável da criança.

    Bjoooo. Tutora Gi

    ResponderExcluir