domingo, 17 de abril de 2016

        LER

Ler é uma ação maior do que identificar letras e/ou palavras. É dar um significado para a expressão de um autor que simbolizou nas letras, sua interpretação do conteúdo apresentado. Toda leitura abre uma porta para um pensamento que concorda, discorda ou duvida. É uma viagem no imaginário de ideias e de realizações.

Quando estimulamos a leitura nos alunos, desencadeamos experiências de identificação ou questionamento, incentivando a reflexão com novas descobertas. Cria-se um hábito de interpretar considerações alheias e de reconhecer, nas entrelinhas, os sentimentos expressados pelo autor da obra. De acordo com Silva (2004):

“Palavras são assim: uma vai puxando a outra, como fios que se entrelaçam e criam novas tessituras, criativas, coloridas, de admirável textura. Com palavras, o homem criou mitos de inigualável beleza, que constituem a origem da literatura.”                                                       (SILVA, 2004, p.34)  
      
Ler não pode se basear em uma obrigação. Quando a história lida dá movimento ao nosso imaginário ela não só nos conquista, mas nos encaminha para novas experiências na compreensão do mundo através do pensamento de outras pessoas, no caso, dos autores destas histórias.

Portanto, o hábito de ler transcende a aprendizagem formal. Passa pelo universo da sensibilidade humana, onde cada um atribui um significado para a leitura e faz dela seu conhecimento pessoal.

REFERÊNCIAS:
SILVA, Maria Betty Coelho. “Era uma vez..." desde antes e para sempre. In: PASCALE, R.; LARA, W. (org.). Relações do ensinar. São Paulo: Paulus, 2004. p. 30-35.

2 comentários:

  1. Olá Anaí,
    É nosso dever como professores incentivar o hábito da leitura nos nossos alunos. Ótima reflexão.
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir
  2. Oi Anaí,
    Concordo qdo tu fala que quando estimulamos a leitura dos alunos, desencadeamos novas experiências. Eu também trabalho muito a leitura com os meus alunos... E que difícil de despertar este habito né??? Percebo que os alunos estão lendo cada dia menos.. o que é muito preocupante!!! Pois a leitura só traz benefícios para o nosso crescimento. Senti falta do relato das tuas experiencias nessa postagem!!! Bjão

    ResponderExcluir