Um trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) tem, como meta, representar vivências e/ou pensamentos que geraram
discussões sobre determinado tema. Como meu TCC está baseado em meu estágio e
este, por sua vez, aborda minhas experiências em uma turma de alfabetização na
Educação de Jovens e Adultos (EJA), a escola é o palco principal das minhas
narrativas. Como espaço social formal de aprendizagem a escola, então, tem na
convivência a ferramenta que estimula os processos cognitivos e a construção de
conhecimentos.
Quando associamos educação
com convivência, atribuímos importância para as relações humanas e fazemos da
escola também um espaço de construção de direitos humanos. Esse pensamento foi
expresso em uma das minhas postagens no Portfólio de Aprendizagens, em outubro
de 2017. Com o foco em Educação
em Direitos Humanos, destaquei que com esta prática, alunos e
professores debatem e refletem diariamente sobre questões do cotidiano e de
como melhorar a sociedade.
Considerando meu aprendizado
nesse período de docência na EJA, o meu planejamento foi apenas o ponto de
partida para interações que misturaram conceitos e práticas humanas. O desafio
se configurou na busca de abordagens que promovessem associações entre a vida
dos alunos e a necessidade de aprender novas habilidades, sendo que eles
pudessem, através delas, construir seu próprio conhecimento. Nesta linha, não
há uma receita pedagógica nem uma sequência didática única que possa contemplar
todo processo de alfabetização, pois, conforme Hara (1992): “Aí estaria uma
questão de profundo significado: não é o método que se elege que promove a
alfabetização, mas é todo um conjunto de conhecimentos e a postura intelectual
que adotamos com relação aos sujeitos e ao objeto de aprendizagem.”
Portanto, educação e
aprendizagem se concretizam a partir das práticas humanas, em relações sociais
que respeitam tanto igualdades quanto diferenças. Minhas práticas na EJA
abordaram estes aspectos, o que me fortaleceu como educadora e como
participante de uma sociedade aprendente.
REFERÊNCIAS:
HARA, Regina. Alfabetização
de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.

Nenhum comentário:
Postar um comentário