quarta-feira, 26 de junho de 2019




Um trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem, como meta, representar vivências e/ou pensamentos que geraram discussões sobre determinado tema. Como meu TCC está baseado em meu estágio e este, por sua vez, aborda minhas experiências em uma turma de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a escola é o palco principal das minhas narrativas. Como espaço social formal de aprendizagem a escola, então, tem na convivência a ferramenta que estimula os processos cognitivos e a construção de conhecimentos.

Quando associamos educação com convivência, atribuímos importância para as relações humanas e fazemos da escola também um espaço de construção de direitos humanos. Esse pensamento foi expresso em uma das minhas postagens no Portfólio de Aprendizagens, em outubro de 2017. Com o foco em Educação em Direitos Humanos, destaquei que com esta prática, alunos e professores debatem e refletem diariamente sobre questões do cotidiano e de como melhorar a sociedade.

Considerando meu aprendizado nesse período de docência na EJA, o meu planejamento foi apenas o ponto de partida para interações que misturaram conceitos e práticas humanas. O desafio se configurou na busca de abordagens que promovessem associações entre a vida dos alunos e a necessidade de aprender novas habilidades, sendo que eles pudessem, através delas, construir seu próprio conhecimento. Nesta linha, não há uma receita pedagógica nem uma sequência didática única que possa contemplar todo processo de alfabetização, pois, conforme Hara (1992): “Aí estaria uma questão de profundo significado: não é o método que se elege que promove a alfabetização, mas é todo um conjunto de conhecimentos e a postura intelectual que adotamos com relação aos sujeitos e ao objeto de aprendizagem.”

Portanto, educação e aprendizagem se concretizam a partir das práticas humanas, em relações sociais que respeitam tanto igualdades quanto diferenças. Minhas práticas na EJA abordaram estes aspectos, o que me fortaleceu como educadora e como participante de uma sociedade aprendente.

REFERÊNCIAS:

HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário