Meu TCC
Na revisão de
nossas postagens do Portfólio de Aprendizagens, sempre encontramos ligações com
reflexões atuais, o que é coerente com a construção do nosso Trabalho de
Conclusão do Curso. Um exemplo deste fato é uma postagem de outubro de 2017, Ética
e Moral , onde
reflito sobre valores humanos e o papel da escola como espaço social de
aprendizagem. Assim, o assunto tratado na postagem sobre cultura social e seu papel na aprendizagem, pode ser relacionado com a reflexão que fiz durante meu estágio em uma turma da EJA, o qual
transformei em problematização em meu TCC.
A aquisição da linguagem, a
alfabetização e o letramento são processos que ocorrem em qualquer fase da vida
do indivíduo, inclusive na fase adulta. Com esta perspectiva, torna-se
fundamental destacar o papel mediador que o professor assume neste processo de
aprendizagem, onde as funções psicológicas superiores são construídas na
interação do indivíduo com outros indivíduos e com o meio. Então, para
aprofundar esta temática do interacionismo, contida nos estudos de Vygotsky,
minha proposta de investigação para o TCC abordará: “As contribuições da teoria
de Vygotsky para a elaboração de um planejamento pedagógico contextualizado, na
Educação de Jovens e Adultos”.
Procurando relações entre o
interacionismo e a prática de sala de aula, vemos que ao fazer a “leitura do
mundo”, cada indivíduo vai se inserindo ao contexto social, vivenciando e
modificando a cultura, numa relação dialética que constitui sua aprendizagem
permanente. Buscando a compreensão da natureza do comportamento humano,
Vygotsky apresenta perspectivas consistentes para explicar esta aprendizagem
como mudanças decorrentes da interação do homem com seu meio físico e social.
Conforme Rego (1995, p. 95):
É possível constatar
que o ponto de vista de Vygotsky é que o desenvolvimento humano é compreendido
não como a decorrência de fatores ambientais que agem sobre o organismo
controlando seu comportamento, mas sim através de trocas recíprocas, que se
estabelecem durante toda a vida, entre indivíduo e meio, cada aspecto influindo
sobre o outro. (REGO, 1995, p.95).
Assim, a sala de aula pode
representar este espaço de trocas recíprocas entre os alunos, promovendo também o desenvolvimento humano. No entanto, estas relações necessitam de um mediador para fomentar as possibilidades de interpretação e de entendimento entre eles, isto é, necessitam de um professor que compartilhe a caminhada do "saber" com seus alunos, compondo um planejamento contextualizado. Enfim, somente interações verdadeiras promovem aprendizagens.
REFERÊNCIAS
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva
histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Nenhum comentário:
Postar um comentário