sábado, 20 de abril de 2019




Meu TCC

Na revisão de nossas postagens do Portfólio de Aprendizagens, sempre encontramos ligações com reflexões atuais, o que é coerente com a construção do nosso Trabalho de Conclusão do Curso. Um exemplo deste fato é uma postagem de outubro de 2017, Ética e Moral , onde reflito sobre valores humanos e o papel da escola como espaço social de aprendizagem. Assim, o assunto tratado na postagem sobre cultura social e seu papel na aprendizagem, pode ser relacionado com a reflexão que fiz durante meu estágio em uma turma da EJA, o qual transformei em problematização em meu TCC.

A aquisição da linguagem, a alfabetização e o letramento são processos que ocorrem em qualquer fase da vida do indivíduo, inclusive na fase adulta. Com esta perspectiva, torna-se fundamental destacar o papel mediador que o professor assume neste processo de aprendizagem, onde as funções psicológicas superiores são construídas na interação do indivíduo com outros indivíduos e com o meio. Então, para aprofundar esta temática do interacionismo, contida nos estudos de Vygotsky, minha proposta de investigação para o TCC abordará: “As contribuições da teoria de Vygotsky para a elaboração de um planejamento pedagógico contextualizado, na Educação de Jovens e Adultos”.

Procurando relações entre o interacionismo e a prática de sala de aula, vemos que ao fazer a “leitura do mundo”, cada indivíduo vai se inserindo ao contexto social, vivenciando e modificando a cultura, numa relação dialética que constitui sua aprendizagem permanente. Buscando a compreensão da natureza do comportamento humano, Vygotsky apresenta perspectivas consistentes para explicar esta aprendizagem como mudanças decorrentes da interação do homem com seu meio físico e social. Conforme Rego (1995, p. 95):

É possível constatar que o ponto de vista de Vygotsky é que o desenvolvimento humano é compreendido não como a decorrência de fatores ambientais que agem sobre o organismo controlando seu comportamento, mas sim através de trocas recíprocas, que se estabelecem durante toda a vida, entre indivíduo e meio, cada aspecto influindo sobre o outro. (REGO, 1995, p.95).

Assim, a sala de aula pode representar este espaço de trocas recíprocas entre os alunos, promovendo também o desenvolvimento humano. No entanto, estas relações necessitam de um mediador para fomentar as possibilidades de interpretação e de entendimento entre eles, isto é, necessitam de um professor que compartilhe a caminhada do "saber" com seus alunos, compondo um planejamento contextualizado. Enfim, somente interações verdadeiras promovem aprendizagens.


REFERÊNCIAS

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário