sábado, 1 de setembro de 2018


Nosso curso de Pedagogia também envolve horas complementares que podem ser realizadas através de cursos de extensão. Um destes cursos, desenvolvido pelo Planetário EAD, da UFRGS, aborda “O Sistema Solar na sala de Aula”, o que me despertou interesse para participar.

Quando, além de professores também somos alunos, reformular ou construir conceitos tem outra perspectiva, pois os adaptamos para nossa linguagem de sala de aula. Então, ao estudar no curso os conceitos clássicos de Astronomia, fui desenvolvendo em paralelo uma transposição didática, isto é, fui transformando conhecimentos científicos em conhecimentos escolares, passíveis de serem debatidos com os alunos.

Desta forma, ao trabalhar o significado dos conceitos, estaremos retomando e ampliando informações, fazendo com que o conhecimento nunca seja estanque, justificando uma aprendizagem contínua e flexível para novas descobertas. Nas palavras de Campos e Nigro (2009, p. 40):

Assim, o significado dos conceitos pode ir se alterando conforme novas informações sejam obtidas e novas relações sejam com ele estabelecidas; nunca podemos dar por concluída a construção do significado de um conceito. Tal significado é modificado ao longo de toda nossa vida à proporção que desenvolvemos as relações dele com outros conceitos. (CAMPOS; NIGRO, 2009, p. 40).

Neste contexto, busquei na construção de um Mapa Conceitual, uma síntese que interligasse os conceitos básicos para a interpretação dos alunos sobre o Universo. Esta ferramenta de estudo e de aprendizagem pode ser feita em grupo, favorecendo a socialização de ideias. Abaixo, um modelo de Mapa Conceitual que confeccionei com alguns conceitos de Astronomia.


Portanto, sempre podemos aprender mais e melhor. Conhecer e oportunizar para que outros conheçam, faz parte de nosso ofício e justifica nossa postura como professor. Dar significado ao nosso planejamento e às nossas ações, envolve competência para compreender e organizar os conceitos necessários em cada aprendizagem.

REFERÊNCIAS:
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha; NIGRO, Rogério Gonçalves. Teoria e prática em ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 2009.

Um comentário:

  1. Bah Anai! Postagem do Tipo Interpretativa é o como eu classifico essa. Mas uma postagem muito bacana. Perfeita. Com referencia, com reflexão, com teoria, autoria, autores. Muito boa. Gostei de ver e estou até pensando em conferir o Curso. Se puderes divulgar o Curso seria bacana também. Vou colocar na Tabela de Acompanhamento, postagem válida! Abraço, Betynha - Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador, Eixo VIII.

    ResponderExcluir