sexta-feira, 28 de setembro de 2018



Como estagiária do curso de Pedagogia, me coloco como observadora de um grupo de alunos que, nas suas diferenças, encontram motivos comuns para fazerem parte de uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Observar e refletir sobre os fatos constatados é fundamental para qualquer planejamento de um professor. Cada dia de convivência com uma turma enriquece o conhecimento humano necessário para reconhecer a pluralidade de relações, tempos e espaços dos sujeitos da EJA. Neste contexto, práticas pedagógicas flexíveis permitem a inclusão das diversidades e, no caso da alfabetização de jovens e adultos, também usar como referência as realidades e experiências de seus alunos. Conforme Paula e Oliveira (2011, p. 80):

Uma prática pedagógica comprometida com a educação dos jovens e adultos demanda uma construção permanente e coletiva. Ao conceber essa ação como dialógica, em interação, a linguagem torna-se instrumento potencial de expressão e de comunicação. Através dela os sujeitos expressam suas experiências, seus saberes e suas emoções e produzem cultura. (PAULA; OLIVEIRA, 2011, p. 80).

Então, no meu caso, conhecer os alunos implica em saber sobre suas histórias de vida e suas motivações para aprender. Como professora, represento uma pesquisadora da minha turma, alguém que elaborará seu planejamento pensando em um processo tanto formal quanto informal de aprendizagem.

Para alfabetizar é preciso dar significado para uma prática da língua materna que vai além de uma comunicação oral. É dar sentido para uma leitura que se faz necessária para todos, dentro e fora da escola, isto é, a leitura do mundo real em que vivemos. A construção de uma leitura e escrita coerentes com os direitos e deveres de um cidadão consolida a autonomia, o que promove a nossa inclusão na sociedade. Sendo assim, a razão maior de ser estagiária na EJA é tornar minha aprendizagem uma experiência de renovação profissional, onde ser professora ainda é minha maior motivação.

REFERÊNCIAS:

PAULA, Cláudia Regina de; OLIVEIRA, Maria Cristina de. Educação de Jovens e Adultos: a educação ao longo da vida. Curitiba: Ibpex, 2011.


Um comentário:

  1. Que lindo Anai. Que presente esses alunos ganharam. Muito bom que tu podes desenvolver esse trabalho com eles. Estás de olhar apurado. Vai dar tudo certo. Sentimos nas tuas palavras o carinho por esse momento. Parabéns pela dedicação. Abraço, Betynha - Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador, Eixo VIII. Obs: Meu teclado está desconfigurado. Tenho feito de tudo para escrever mas caracteres especiais não estão me obedecendo. Opto por postar hoje comentários pra ti para irmos adiantando o nosso trabalho. Desculpa! Mas acho que compreenderás o que te escrevo mesmo que falte algum acento.

    ResponderExcluir