Nosso curso de Pedagogia
também envolve horas complementares que podem ser realizadas através de cursos
de extensão. Um destes cursos, desenvolvido pelo Planetário EAD, da UFRGS, aborda
“O Sistema Solar na sala de Aula”, o que me despertou interesse para
participar.
Quando, além de professores
também somos alunos, reformular ou construir conceitos tem outra perspectiva,
pois os adaptamos para nossa linguagem de sala de aula. Então, ao estudar no
curso os conceitos clássicos de Astronomia, fui desenvolvendo em paralelo uma
transposição didática, isto é, fui transformando conhecimentos científicos em
conhecimentos escolares, passíveis de serem debatidos com os alunos.
Desta forma, ao trabalhar o
significado dos conceitos, estaremos retomando e ampliando informações, fazendo
com que o conhecimento nunca seja estanque, justificando uma aprendizagem
contínua e flexível para novas descobertas. Nas palavras de Campos e Nigro
(2009, p. 40):
Assim, o significado dos conceitos pode ir se
alterando conforme novas informações sejam obtidas e novas relações sejam com
ele estabelecidas; nunca podemos dar por concluída a construção do significado
de um conceito. Tal significado é modificado ao longo de toda nossa vida à
proporção que desenvolvemos as relações dele com outros conceitos. (CAMPOS;
NIGRO, 2009, p. 40).
Neste contexto, busquei na
construção de um Mapa
Conceitual, uma síntese que interligasse os conceitos básicos para a
interpretação dos alunos sobre o Universo. Esta ferramenta de estudo e de
aprendizagem pode ser feita em grupo, favorecendo a socialização de ideias.
Abaixo, um modelo de Mapa Conceitual que confeccionei com alguns conceitos de
Astronomia.
Portanto, sempre podemos aprender
mais e melhor. Conhecer e oportunizar para que outros conheçam, faz parte de
nosso ofício e justifica nossa postura como professor. Dar significado ao nosso
planejamento e às nossas ações, envolve competência para compreender e
organizar os conceitos necessários em cada aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
CAMPOS, Maria Cristina da
Cunha; NIGRO, Rogério Gonçalves. Teoria
e prática em ciências na escola: o ensino-aprendizagem como investigação.
São Paulo: FTD, 2009.


Bah Anai! Postagem do Tipo Interpretativa é o como eu classifico essa. Mas uma postagem muito bacana. Perfeita. Com referencia, com reflexão, com teoria, autoria, autores. Muito boa. Gostei de ver e estou até pensando em conferir o Curso. Se puderes divulgar o Curso seria bacana também. Vou colocar na Tabela de Acompanhamento, postagem válida! Abraço, Betynha - Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador, Eixo VIII.
ResponderExcluir