sexta-feira, 7 de setembro de 2018


Ao trabalharmos com educação, nos envolvemos nas relações humanas enquanto promovemos a formação da cidadania. No entanto, esta formação vai além dos muros da escola, pois vivemos na medida em que interagimos com o mundo. A cidadania, então, é o reflexo de comportamentos sociais, políticos e econômicos que regem uma sociedade na busca de um bem comum. Escola e sociedade, portanto, são indissociáveis em todas as formações humanas.

Sendo assim, quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos (EJA), precisamos superar a prática de transmissão de direitos e deveres formalizados, para buscar uma prática pedagógica mais humanizadora, onde a cidadania popular se torne ativa. Nas palavras de Capucho (2012, p. 37-38):

A formação nessa perspectiva não pode circunscrever-se ao espaço escolar, mas também não podemos desconsiderar que este seja o espaço privilegiado para que jovens e adultos(as), das camadas populares, tenham acesso ao conhecimento historicamente produzido e também a vivências marcadas pelo entendimento mútuo, respeito e luta por direitos, ou seja, espaços com potencial para o fortalecimento da democracia e promoção da cidadania. (CAPUCHO, 2012, p. 37-38).

Falando em vivências, o direito à educação, independentemente da idade, é um qualificador social, principalmente quando o indivíduo tem na escola, sua referência de conhecimento e de formação. Partimos daí, então, para a ideia de que a EJA deve ser pensada como promotora dos direitos humanos, onde a construção da cidadania é a base do respeito à dignidade humana. Em consequência, educação gera conhecimento, que por sua vez pode promover conscientização, o que, no final, acaba convertendo para nosso objetivo como educadores: a construção da cidadania.

Mais do que gestor de conhecimentos, o espaço escolar pode representar um local de construção coletiva da cidadania, desenvolvendo e incentivando possibilidades de crescimento e de valorização histórica e cultural das relações humanas.

REFERÊNCIAS:

CAPUCHO, Vera. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.


Um comentário:

  1. Bem pensado Anai. Bem escrito. Continua escrevendo que estou por aqui acompanhando. Abraço, Betynha (Tutora PEAD2/UFRGS - Seminário Integrador, Eixo VIII)

    ResponderExcluir