ESCOLHAS CONSCIENTES
Nesta época de globalização,
o consumo diário de mídia na infância e adolescência, representados por
televisão, internet, videogames, entre outros, supera e muito o tempo dedicado
às atividades escolares. Da mesma forma, o uso de tecnologias em sala de aula
tem sido cada vez mais uma ferramenta para o professor, tornando-se também um
desafio para ele ir além de apenas usá-las como recurso, isto é, como
instrumento de trabalho.
Analisando este contexto,
mídia e realidade se complementam e devem ser integradas na escola, onde o professor
continua tendo o papel fundamental para promover a aprendizagem com seus
alunos. Conforme Buckingham (2011) em entrevista para a Revista Nova Escola, é
importante que o professor debata estes assuntos em sala de aula para que seus
alunos façam escolhas conscientes. Nas palavras de Buckingham (2001, p. 44)
sobre o papel do professor:
Ele é fundamental
para ajudar as crianças a perceber que os conteúdos de qualquer mídia – seja
nova, como a internet, seja velha, como a TV e os livros didáticos – não nos
trazem o mundo, mas uma versão dele. É perguntar sempre: de quem veio essa
informação? Quais são os interesses de quem a divulgou? De que forma ela
representa o mundo? É confiável? Como podemos comparar essa informação com
outras fontes? (BUCKINGHAM, 2011, p.44).
Então, quando o professor
usa a tecnologia para fornecer mais caminhos ao aluno para sua aprendizagem,
diversifica as compreensões e amplia as abordagens do conhecimento. No entanto,
sua função neste processo não termina, pois cabe a ele socializar as
informações para que os questionamentos e as reflexões sobre os fatos sejam
feitas, oportunizando aos alunos desenvolverem seu senso crítico e a capacidade
de fazer escolhas.
Toda esta reflexão faz com
que o indivíduo também reflita sobre seus pensamentos, o que permite avaliar
suas opiniões e as dos outros. Esta prática, ao fazer parte do planejamento do
professor, incentiva sua autonomia, desde que ele se sinta seguro do que quer
ensinar e do compromisso com a formação do aluno. Portanto, a tecnologia é o
caminho a ser buscado para novas práticas pedagógicas, configurando uma
educação real, distanciada de uma mera rotina de trabalho.
REFERÊNCIAS:
BUCKINGHAM, David.
Questionar é fundamental na Educação para as mídias. Nova escola, São Paulo, ano XXVI, n. 239, p. 42-44, jan./fev. 2011.
Entrevista concedida a Rodrigo Ratier.

Nenhum comentário:
Postar um comentário