sábado, 5 de maio de 2018



ESCOLHAS CONSCIENTES


Nesta época de globalização, o consumo diário de mídia na infância e adolescência, representados por televisão, internet, videogames, entre outros, supera e muito o tempo dedicado às atividades escolares. Da mesma forma, o uso de tecnologias em sala de aula tem sido cada vez mais uma ferramenta para o professor, tornando-se também um desafio para ele ir além de apenas usá-las como recurso, isto é, como instrumento de trabalho.

Analisando este contexto, mídia e realidade se complementam e devem ser integradas na escola, onde o professor continua tendo o papel fundamental para promover a aprendizagem com seus alunos. Conforme Buckingham (2011) em entrevista para a Revista Nova Escola, é importante que o professor debata estes assuntos em sala de aula para que seus alunos façam escolhas conscientes. Nas palavras de Buckingham (2001, p. 44) sobre o papel do professor:

Ele é fundamental para ajudar as crianças a perceber que os conteúdos de qualquer mídia – seja nova, como a internet, seja velha, como a TV e os livros didáticos – não nos trazem o mundo, mas uma versão dele. É perguntar sempre: de quem veio essa informação? Quais são os interesses de quem a divulgou? De que forma ela representa o mundo? É confiável? Como podemos comparar essa informação com outras fontes? (BUCKINGHAM, 2011, p.44).

Então, quando o professor usa a tecnologia para fornecer mais caminhos ao aluno para sua aprendizagem, diversifica as compreensões e amplia as abordagens do conhecimento. No entanto, sua função neste processo não termina, pois cabe a ele socializar as informações para que os questionamentos e as reflexões sobre os fatos sejam feitas, oportunizando aos alunos desenvolverem seu senso crítico e a capacidade de fazer escolhas.

Toda esta reflexão faz com que o indivíduo também reflita sobre seus pensamentos, o que permite avaliar suas opiniões e as dos outros. Esta prática, ao fazer parte do planejamento do professor, incentiva sua autonomia, desde que ele se sinta seguro do que quer ensinar e do compromisso com a formação do aluno. Portanto, a tecnologia é o caminho a ser buscado para novas práticas pedagógicas, configurando uma educação real, distanciada de uma mera rotina de trabalho.


REFERÊNCIAS:

BUCKINGHAM, David. Questionar é fundamental na Educação para as mídias. Nova escola, São Paulo, ano XXVI, n. 239, p. 42-44, jan./fev. 2011. Entrevista concedida a Rodrigo Ratier.


Nenhum comentário:

Postar um comentário