sexta-feira, 23 de dezembro de 2016




ESTAR VIVO É APRENDER ...

Trabalhar em educação é estar constantemente inquieto. As mudanças diárias no mundo e as demandas da tecnologia necessitam de uma atualização permanente do professor. Mas como tornar isso uma potência e não um fardo, já que o conhecimento é o que nos faz sintonizados com a educação?

Nessa linha, a ideia de que somos seres “aprendentes” nos remete para um aprendizado experimental, onde vivenciar a construção e reconstrução do conhecimento alimenta não só a nossa formação, mas nos modela para as interações sociais, sobretudo com nossos alunos. Nas palavras de Assmann (1998, p. 35):

Hoje, o avanço das biociências nos foi mostrando que a vida é, essencialmente, aprender, e que isto se aplica aos mais diferentes níveis que se podem distinguir no fenômeno complexo da vida. Parece que se trata deveras de um princípio abrangente relacionado com a essência do “estar vivo”, que é sinônimo de estar interagindo, como aprendente, com a ecologia cognitiva na qual se está imerso, desde o plano estritamente biofísico até o mais abstrato plano mental.(ASSMANN, 1998, p. 35)

Assim, neste semestre no curso de Pedagogia, vivenciei inúmeras experiências de leitura e pesquisa que me prepararam para elaborar e aplicar atividades diferenciadas com meus alunos. Em um olhar mais amplo, as interdisciplinas de Representação do Mundo pela Matemática, Representação do Mundo pelas Ciências Naturais e Representação do Mundo pelos Estudos Sociais interagiram em minhas reflexões e formaram um mosaico de ideias que se complementavam a cada nova leitura.

Para exemplificar, escolhi três livros, entre tantos, que me fizeram tecer uma teia de aprendizagens e de interações com o conhecimento (Fotos: Arquivo Pessoal)
Matemática - Coleção Mathemoteca

História - PINTO e TURAZZI ; Ciências - NIGRO

No final, fica a certeza de que cada um de nós tem uma forma de aprender e de que ela precisa ser valorizada para apreciarmos os caminhos diferentes de aprendizagem que nos cercam. Leituras colaboram para conhecermos ideias novas e/ou reafirmar significados. Refletir sobre pensamentos de autores e de profissionais competentes em suas áreas nos faz repensar as certezas e formular novas dúvidas, o que acaba sendo a síntese do nosso aprendizado.

REFERÊNCIAS:

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GONÇALVES, F.A.; GOMES, L.B.; VIDIGAL, S.M.P. Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Coleção Mathemoteca/ organizadoras: SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I. São Paulo: Edições Mathema, 2012.

NIGRO, Rogério G. Ciências: soluções para dez desafios do professor, 1º ao 3º ano do ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2012.

PINTO, Júlio Pimentel; TURAZZI, Maria Inez. Ensino de história: diálogos com a literatura e a fotografia. São Paulo: Moderna, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário