domingo, 4 de outubro de 2015


ESCOLA, UMA INSTITUIÇÃO ANTIGA
A leitura do texto “Maquinaria Escolar” de Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria nos faz refletir sobre a escola numa perspectiva histórica. Fornece algumas respostas que explicam o porquê da escola ter este formato atual que tende à continuidade.

A escola é uma obra humana. Uma instituição antiga que serve à sociedade e a sua expressão cultural. É um espaço social com disciplinamento e  controle,  justificado no direito de todos à educação. Só que a homogeneização da organização escolar brasileira produziu regras de conduta e de formação que padronizaram os currículos e a própria estrutura dos espaços escolares. Herdamos as classes enfileiradas, a individualização e a classificação da aprendizagem.
Bil Watterson, O Indispensável de Calvin & Hobbes, Gradiva.
Mudanças acontecem e são necessárias. Mexer no cotidiano burocrático da escola pode ser penoso, pois desestruturará anos de existência. No entanto, uma mudança que reconheça a diversidade e a democratização da sociedade brasileira permitirá novas experiências formativas e aumentará as possibilidades humanas de participação e de escolhas.

Um comentário:

  1. Olá Anaí!
    A educação já mudou ao longo desses anos e ainda vai mudar, mas certas coisas estão enraizadas na escola tradicional. Aos poucos estamos migrando para a pedagogia nova, interacionista e construtivista.
    Abr@ço!

    ResponderExcluir