ESCOLA, UMA INSTITUIÇÃO ANTIGA
A leitura do texto
“Maquinaria Escolar” de Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria nos faz refletir
sobre a escola numa perspectiva histórica. Fornece algumas respostas que
explicam o porquê da escola ter este formato atual que tende à continuidade.
A escola é uma obra humana.
Uma instituição antiga que serve à sociedade e a sua expressão cultural. É um
espaço social com disciplinamento e
controle, justificado no direito
de todos à educação. Só que a homogeneização da organização escolar brasileira
produziu regras de conduta e de formação que padronizaram os currículos e a
própria estrutura dos espaços escolares. Herdamos as classes enfileiradas, a
individualização e a classificação da aprendizagem.
![]() |
| Bil Watterson, O Indispensável de Calvin & Hobbes, Gradiva. |
Mudanças acontecem e são
necessárias. Mexer no cotidiano burocrático da escola pode ser penoso, pois
desestruturará anos de existência. No entanto, uma mudança que reconheça a
diversidade e a democratização da sociedade brasileira permitirá novas
experiências formativas e aumentará as possibilidades humanas de participação e
de escolhas.

Olá Anaí!
ResponderExcluirA educação já mudou ao longo desses anos e ainda vai mudar, mas certas coisas estão enraizadas na escola tradicional. Aos poucos estamos migrando para a pedagogia nova, interacionista e construtivista.
Abr@ço!