quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O QUE PENSAM AS CRIANÇAS?
           Procurando compreender o mundo a partir da perspectiva da criança, configurou-se na Europa um movimento, a Sociologia da Infância, na década de 1980. A partir daí, novos trabalhos foram feitos com o enfoque na construção social da infância sob um novo paradigma. 
          Ao considerar as crianças como atores sociais e não mais agentes passivos e doutrináveis, o campo da sociologia da infância tem renovado significativamente os conceitos estabelecidos e valorizado as construções feitas pela criança na convivência com os adultos.
             A partir da interatividade, a criança cria, compartilha, negocia e modifica culturas, mesmo estando inserida no mundo dos adultos. Não é mais possível separá-la durante sua formação. Portanto, apesar dos estudos da Sociologia da Infância  serem recentes no Brasil, é necessário considerarmos o ponto de vista da criança na escolha de métodos e práticas educativas, visto que as relações de poder trazem o ponto de vista do adulto e nem sempre reconhecem a criança como indivíduo atuante no mundo contemporâneo.
             A interdisciplina Infância(s) de 0 a 10 anos vem trazer estes questionamentos, onde uma grande incógnita se faz presente: o que a criança pensa dos adultos e das escolas que foram criadas pensando nelas?

Um comentário:

  1. Parabéns queridona!
    Continue com as reflexões sobre tuas aprendizagens! Aponte sempre com criticidade e argumentos, como tens feito!!!
    Dúvidas? Entre em contato..
    Bjinhos...tutora Gi

    ResponderExcluir