TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Nossa sala de aula não é
mais um espaço individual de aprendizagens. Convivemos com recursos humanos e
tecnológicos que ultrapassam a escola e a comunidade. Apesar de usarmos ainda
os simbólicos quadro verde e giz, temos a nossa disposição uma diversidade de
metodologias que encaminham para o uso de recursos de comunicação e informação
mais sintonizados com as realidades atuais.
No entanto, abrir mão do
tradicional, mesmo para o professor, é difícil. Usar sempre a mesma prática
pode representar segurança profissional, mas não garante mais a
contextualização de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades nas aulas. Nesta questão,
lembro de uma conversa com meus alunos do nono ano do Ensino Fundamental sobre
a importância do aprender a pensar, a usar os recursos e a construir a
autonomia. Na ocasião, falamos sobre o teor imprescindível da internet hoje e
de como as pessoas estão investindo no auto aprendizado, como podemos verificar
no uso de vídeos “tutoriais”. Interessante como a percepção coletiva foi de que
a tecnologia de comunicação e de informação só tem a contribuir para as aulas,
desde que seus objetivos sejam produtivos para a aprendizagem. Nas palavras de Lorenzi e Pádua (2012, p. 37):
A presença das
tecnologias digitais em nossa cultura contemporânea cria novas possibilidades
de expressão e comunicação. Cada vez mais, elas fazem parte do nosso cotidiano
e, assim como a tecnologia da escrita, também devem ser adquiridas. Além disso,
as tecnologias digitais estão introduzindo novos modos de comunicação, como a
criação e o uso de imagens, de som, de animação e a combinação destas
modalidades. (LORENZI; PÁDUA, 2012, p. 37).
Assim como a escola é um
local de interação, novas interações, mesmo virtuais, podem ser agregadas como
procedimentos nas metodologias de aprendizagem. Seria uma forma de enriquecer a
rede de informações tão necessária para que alunos e professores possam
aprender a ler, escrever e se expressar de forma colaborativa, contribuindo,
então, para uma leitura mais crítica da sociedade.
REFERÊNCIAS:
LORENZI, G.C.C.; PÁDUA,
T.R.W. Blog nos anos iniciais do Fundamental I: a reconstrução de sentido de um
clássico infantil. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola.
São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Nenhum comentário:
Postar um comentário