“Cultura não é o que entra pelos olhos e ouvidos, mas o que modifica o jeito de olhar e de ouvir.”
José Paulo Paes
Falar em cultura é falar em diversidade. Nesses últimos anos, muito se tem discutido sobre incluir e adaptar diferenças, valorizar e integrar a todos em uma escola igualitária. A aceitação do multiculturalismo, principalmente na escola, constitui uma estratégia para lidar com as diferenças e promover nos estudantes, o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para atuar em qualquer meio social.
A partir das leituras direcionadas pelo curso de
Pedagogia, principalmente no enfoque “escola e sociedade” foi possível
contextualizar melhor as estratégias adotadas pela escola onde trabalho, procurando
atender às demandas da comunidade onde
está inserida. O embasamento teórico é muito importante, pois nos dá alicerce
para concretizar nossas ações, principalmente porque nos faz repensar as
funções do processo educacional.
Não dá para viver alheio às novidades, nem isolado das transformações da sociedade. É preciso se apropriar de novas ideias, novas intenções, novos questionamentos... É preciso um novo jeito de olhar, ouvir, sentir...
Anai
ResponderExcluirCom certeza um olhar clinico.
Luciane.