FILME E REALIDADE
Como ponto de partida para a elaboração da
síntese reflexiva das aprendizagens do semestre, assistimos ao filme indiano
“Como estrelas na terra”, produção de 2007, dirigida por Aamir Khan. Na medida
em que o filme trata da história de vida de um menino e de sua convivência
familiar e escolar, estabelecer paralelos com nossa realidade, embora sejam
culturas diferentes, é muito pertinente. As dificuldades de aprendizagem de
Ishaan acabam desencadeando um preconceito por ele ser diferente dos demais, construído
nas relações familiares e na escola em que frequenta.
O filme também aborda os desafios de um
professor que se importa com seus alunos. Refletindo sobre nossa postura
pedagógica, é possível verificar o quanto o professor precisa ter um olhar
pesquisador, como evidenciado na figura do professor do menino indiano, que não
desistiu de seu aluno e buscou formas de incluí-lo no processo de aprendizagem.
Pensando na escola, ela, em sua função
social, organiza na inclusão, os
meios para atender e favorecer a todos os alunos, sem discriminá-los. Nas
palavras de Cavallero (2010, p. 52): “Um dos grandes desafios consiste na
promoção de um estado de convivência entre os diferentes, de modo que as
singularidades de cada um possam se apresentar e dialogar no espaço coletivo”. Em outras palavras, é a nossa aceitação do
outro. Muitas vezes, pequenas medidas, como as tomadas pelo professor visto no
filme, podem minimizar as dificuldades e abrir caminhos para que o aluno com
dificuldades significativas possa desenvolver suas potencialidades.
REFERÊNCIAS:
CAVALLERO, J. Programa singular. In: GITAHY, A. M. ; CAVALLERO J. ; MENDES, R. H. Artes visuais na educação inclusiva: metodologia e práticas do Instituto Rodrigo Mendes. São Paulo: Petrópolis, 2010.

Nenhum comentário:
Postar um comentário