sábado, 16 de dezembro de 2017


FILME E REALIDADE


Como ponto de partida para a elaboração da síntese reflexiva das aprendizagens do semestre, assistimos ao filme indiano “Como estrelas na terra”, produção de 2007, dirigida por Aamir Khan. Na medida em que o filme trata da história de vida de um menino e de sua convivência familiar e escolar, estabelecer paralelos com nossa realidade, embora sejam culturas diferentes, é muito pertinente. As dificuldades de aprendizagem de Ishaan acabam desencadeando um preconceito por ele ser diferente dos demais, construído nas relações familiares e na escola em que frequenta. 

O filme também aborda os desafios de um professor que se importa com seus alunos. Refletindo sobre nossa postura pedagógica, é possível verificar o quanto o professor precisa ter um olhar pesquisador, como evidenciado na figura do professor do menino indiano, que não desistiu de seu aluno e buscou formas de incluí-lo no processo de aprendizagem.

Pensando na escola, ela, em sua função social, organiza na inclusão, os meios para atender e favorecer a todos os alunos, sem discriminá-los. Nas palavras de Cavallero (2010, p. 52): “Um dos grandes desafios consiste na promoção de um estado de convivência entre os diferentes, de modo que as singularidades de cada um possam se apresentar e dialogar no espaço coletivo”.  Em outras palavras, é a nossa aceitação do outro. Muitas vezes, pequenas medidas, como as tomadas pelo professor visto no filme, podem minimizar as dificuldades e abrir caminhos para que o aluno com dificuldades significativas possa desenvolver suas potencialidades.

REFERÊNCIAS:

CAVALLERO, J.  Programa singular. In: GITAHY, A. M. ;  CAVALLERO J. ; MENDES, R. H. Artes visuais na educação inclusiva: metodologia e práticas do Instituto Rodrigo Mendes. São Paulo: Petrópolis, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário