domingo, 15 de maio de 2016

Tempo Pedagógico
 
“A escola pode e deve aprender muita coisa da mídia, e usá-la como parte constituinte da construção do conhecimento, e não apenas de forma instrumental adicional. Mesmo assim persiste uma espécie de conflito, porque a mídia se interessa por espectadores, enquanto a escola deve interessar-se em sujeitos ativos do conhecimento. É por isso que um bom aproveitamento do tempo escolar exige a transformação dele em tempo pedagógico, ou seja, tempo vivencial da alegria de estar aprendendo.” (ASSMANN, 1998, p.233-234)


A citação acima me fez repensar: Quando o tempo escolar é, de fato, tempo pedagógico?

A escola é um espaço de planejamento e de execução voltado para a aprendizagem dos alunos. Esta aprendizagem envolve interesse e participação efetiva do educando, o que implica em sua conscientização como sujeito aprendente.

Sabemos que educar vai além da transmissão de conhecimentos. É uma rede de relações que, na escola, torna os envolvidos autores de sua aprendizagem pelo prazer de estar conhecendo. Quando o tempo escolar é planejado constituindo experiências pessoais e coletivas de aprendizagem, torna-as prazerosas e as valoriza como descobertas. Efetiva-se, então, um tempo pedagógico que explora recursos atuais (computador e multimeios eletrônicos) como auxiliares nas demandas atuais, mas sem perder a essência da aprendizagem significativa. Nesta visão, o aluno se torna ativo no processo, em um tempo pedagógico que envolve interação, descobertas, erros e acertos e, sobretudo, autoconhecimento.

Portanto, o tempo escolar envolve planejamento. Define-se conforme a postura pedagógica  da escola e da forma como ela acredita na inovação para acompanhar os novos tempos. Um fato é certo: a aprendizagem é uma construção personalizada e a escola pode proporcioná-la enquanto espaço e tempo para obter conhecimento.

REFERÊNCIAS: 

ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

2 comentários:

  1. Olá Anaí,
    O que você entende como tempo pedagógico?
    Att,
    Tutora Rocheli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rocheli.
      Quando falamos em tempo escolar, levamos em consideração que ele é diferente do tempo das crianças. Conforme a proposta da escola (modos de ensino e aprendizagem) este tempo pode se tornar significativo para o aluno, transformado, então, em experiências de aprendizagem efetiva (tempo pedagógico). É o prazer de aprender.
      Um abraço.

      Excluir