sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MUITO AINDA POR FAZER

Uma das tarefas da interdisciplina "Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica" foi criar, em grupo, um Manifesto dos Educadores e Educadoras do Século XXI. Tínhamos liberdade de escolher o formato de apresentação e optamos por uma poesia. 
Com todo nosso embasamento teórico (leituras e interpretações sobre a escolarização no Brasil), elaborar um Manifesto não seria difícil, mas se tornou um desafio quando projetamos nossas realidades e nos envolvemos como protagonistas, como agentes de mudanças, responsáveis também pela escola que queremos. Ao descrever nossos propósitos, embora de forma poética, nos colocamos não só como professores, mas sobretudo como trabalhadores que buscam a unidade na educação. 
A escola, como instituição é antiga. A escola, como fomento de ideias é revolucionária. A escola, como igualitária, ainda é uma promessa...

Um trecho da poesia do grupo:

"Escola, palco de resistência e construção social,
Uma democracia aprendida que se perpetua pelo emocional.
Relações de aprendizes e educadores, emoções de mentores.
Pensar a nova escola com a esperança do futuro,
Mas com os pés no presente, agregando forças,
Para conscientizar nossa gente."

Um comentário:

  1. Olá Anaí!
    A educação no âmbito geral é um desafio contemporâneo e permanente.
    Abr@ço!

    ResponderExcluir