MUITAS IDEIAS, UMA HISTÓRIA
Ao
escrever uma história é preciso, além de imaginação, uma boa organização de
ideias para compor a narrativa. A escolha do tema também é importante, pois norteará
o enredo ao longo da produção escrita. Levando em conta estes dados, a tarefa se
torna um desafio.
Desafio
maior nos propôs a interdisciplina de Seminário Integrador II ao solicitar uma escrita
coletiva, onde, em grupo, deveríamos escrever uma história. Claro que
inicialmente nós, as alunas, ficamos preocupadas, visto que a dificuldade de
elaborar trabalhos em grupo é muito grande, principalmente pela
indisponibilidade de encontros para trocar ideias.
Mas a
tarefa aconteceu, foi possível escolher o gênero literário e o grupo foi
formado. Seguimos as regras e, diariamente, cada colega se incumbia de tecer o
enredo baseado em um romance policial (nossa escolha). Personagens foram
criados, mantendo-se a estrutura narrativa com características do gênero
(presença de crime, investigação/detetive e da revelação do malfeitor). A cada
dia, a expectativa de contar com mais um pedaço da história, fruto das
contribuições das colegas, tornou-se um hábito e um “gostinho de quero mais”,
pois a curiosidade e as intenções das narrativas foram ficando mais fortes.
Tarefa
concluída, ficou o legado: além da aprendizagem, a experiência nova de conduzir
um enredo conjunto que, mesmo com o agravante de ser elaborado a distância,
conseguiu ser presencial no imaginário de todas nós.

Olá Anaí!
ResponderExcluirAlém do aprendizado, a troca com os colegas e a comunicação, vocês exercitaram a escrita. A escrita sozinha já não é fácil, agora confrontar com as demais ideias e debatê-las nos faz refletir e ver diferentes pontos de vista.
Abr@ço!