sábado, 14 de novembro de 2015

MUITAS IDEIAS, UMA HISTÓRIA


      Ao escrever uma história é preciso, além de imaginação, uma boa organização de ideias para compor a narrativa. A escolha do tema também é importante, pois norteará o enredo ao longo da produção escrita. Levando em conta estes dados, a tarefa se torna um desafio.
     Desafio maior nos propôs a interdisciplina de Seminário Integrador II ao solicitar uma escrita coletiva, onde, em grupo, deveríamos escrever uma história. Claro que inicialmente nós, as alunas, ficamos preocupadas, visto que a dificuldade de elaborar trabalhos em grupo é muito grande, principalmente pela indisponibilidade de encontros para trocar ideias.
   Mas a tarefa aconteceu, foi possível escolher o gênero literário e o grupo foi formado. Seguimos as regras e, diariamente, cada colega se incumbia de tecer o enredo baseado em um romance policial (nossa escolha). Personagens foram criados, mantendo-se a estrutura narrativa com características do gênero (presença de crime, investigação/detetive e da revelação do malfeitor). A cada dia, a expectativa de contar com mais um pedaço da história, fruto das contribuições das colegas, tornou-se um hábito e um “gostinho de quero mais”, pois a curiosidade e as intenções das narrativas foram ficando mais fortes.
   Tarefa concluída, ficou o legado: além da aprendizagem, a experiência nova de conduzir um enredo conjunto que, mesmo com o agravante de ser elaborado a distância, conseguiu ser presencial no imaginário de todas nós.

Um comentário:

  1. Olá Anaí!
    Além do aprendizado, a troca com os colegas e a comunicação, vocês exercitaram a escrita. A escrita sozinha já não é fácil, agora confrontar com as demais ideias e debatê-las nos faz refletir e ver diferentes pontos de vista.
    Abr@ço!

    ResponderExcluir