domingo, 7 de junho de 2015

Impressões  sobre o Retrato da Escola
      Por mais que conheçamos o nosso local de trabalho, quando nos pedem uma  descrição do mesmo ou um olhar mais profundo do seu cotidiano, a tarefa se torna difícil. Por que? Talvez por estarmos envolvidos de tal forma que nunca estamos satisfeitos com o resultado.
     No entanto, superadas as dificuldades iniciais, tracei minhas metas. Fiz algumas fotos para montar um esboço, conversei com alunos e profissionais da escola, consultei registros de anos anteriores, busquei acervos de fotos e juntei tudo para repensar. Fui registrando, também, no diário de bordo no pbworks e acompanhando os trabalhos das colegas, cujos exemplos me auxiliaram na definição do meu material. Aí bateu a insegurança, pois tudo era importante e deveria ser mostrado. Precisava, então, encontrar um foco para tornar a narrativa digital mais significativa, com elementos concretos da realidade da escola e seu entorno.
      Sempre pesquisei sobre aprendizagem e avaliação. Então ficou fácil e interessante desenvolver a narrativa baseada no tema aprendizagem, principalmente porque acredito que ela é um processo contínuo e que a nossa evolução depende dela.

      Pronto. Depois de dois meses, consegui organizar tudo e montar um power point, pois já tinha prática com este recurso. Só que estava na hora de aprender algo novo. Resolvi montar um novo retrato da escola, mas usando o movie maker. Após várias tentativas, aprendi a usar o novo recurso e finalizei a minha narrativa digital. Gostei muito do resultado, principalmente pelo desafio de aprender novos métodos e processos. É assim que educamos, dando exemplos!

                                           

Um comentário:

  1. Anaí
    Apesar de não ter postagens , reflexões sobre a interdisciplina de Educação, Escola e Sociedade, é muito válido o teu relato, sobre as tuas aprendizagens com novos recursos tecnológicos e a citação de Ruben Alves.
    Espero ver postagens das tuas reflexões sobre os textos e filmes que a interdisciplina vem trabalhando, o que te desacomoda, te toca ou não nas atividades, nas leituras e ao assistir os vídeos?
    O que pensa da sociedade, das relações de classe, enfim dos temas que estão surgindo nas leituras e filmes da sociedade?Que aprendizagens com estes conteúdos?
    Espero na próxima visita encontrar reflexões sobre os temas abordados da interdisciplina de educação, Cultura e Sociedade.
    Bons estudos.Bjs Luciane Machado.

    ResponderExcluir