Impressões sobre o Retrato da Escola
Por mais que conheçamos o nosso local de trabalho, quando nos
pedem uma descrição do mesmo ou um olhar
mais profundo do seu cotidiano, a tarefa se torna difícil. Por que? Talvez por
estarmos envolvidos de tal forma que nunca estamos satisfeitos com o resultado.
No entanto, superadas as dificuldades
iniciais, tracei minhas metas. Fiz algumas fotos para montar um esboço,
conversei com alunos e profissionais da escola, consultei registros de anos
anteriores, busquei acervos de fotos e juntei tudo para repensar. Fui
registrando, também, no diário de bordo no pbworks e acompanhando os trabalhos
das colegas, cujos exemplos me auxiliaram na definição do meu material. Aí
bateu a insegurança, pois tudo era importante e deveria ser mostrado. Precisava,
então, encontrar um foco para tornar a narrativa digital mais significativa,
com elementos concretos da realidade da escola e seu entorno.
Sempre pesquisei sobre aprendizagem e
avaliação. Então ficou fácil e interessante desenvolver a narrativa baseada no
tema aprendizagem, principalmente porque acredito que ela é um processo
contínuo e que a nossa evolução depende dela.
Pronto. Depois de dois meses, consegui
organizar tudo e montar um power point, pois já tinha prática com este recurso.
Só que estava na hora de aprender algo novo. Resolvi montar um novo retrato da
escola, mas usando o movie maker. Após várias tentativas, aprendi a usar o novo
recurso e finalizei a minha narrativa digital. Gostei muito do resultado,
principalmente pelo desafio de aprender novos métodos e processos. É assim que
educamos, dando exemplos!
Anaí
ResponderExcluirApesar de não ter postagens , reflexões sobre a interdisciplina de Educação, Escola e Sociedade, é muito válido o teu relato, sobre as tuas aprendizagens com novos recursos tecnológicos e a citação de Ruben Alves.
Espero ver postagens das tuas reflexões sobre os textos e filmes que a interdisciplina vem trabalhando, o que te desacomoda, te toca ou não nas atividades, nas leituras e ao assistir os vídeos?
O que pensa da sociedade, das relações de classe, enfim dos temas que estão surgindo nas leituras e filmes da sociedade?Que aprendizagens com estes conteúdos?
Espero na próxima visita encontrar reflexões sobre os temas abordados da interdisciplina de educação, Cultura e Sociedade.
Bons estudos.Bjs Luciane Machado.