terça-feira, 9 de junho de 2015



Aprendendo a ter um olhar Multicultural
A experiência de trabalhar em escola é muito rica. Nos envolvemos com uma comunidade diversificada,impregnada de culturas diferentes, mas que se somam na formação do cidadão. As leituras e pesquisas abordadas pela interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, me fizeram repensar sobre a função da escola neste mundo multicultural e sobre velhas práticas e novas metodologias que competem na busca de um equilíbrio de quem anseia por mudanças na sociedade.
Quanto mais buscamos respostas, mais encontramos perguntas. No entanto, avançamos no conhecimento do ser humano, na valorização das relações humanas e no respeito às diferenças. O que falta é uma conscientização verdadeira da responsabilidade social inerente a cada um de nós. Sempre é possível fazer mais. Sempre é possível fazer diferente.
Há alguns anos, em outra escola que trabalhei, realizamos um trabalho interdisciplinar com alunos do Ensino Médio referente ao filme “Quanto vale ou é por quilo?”. Na época, o professor de Sociologia e História procurou sensibilizar os alunos quanto ao reconhecimento da discriminação racial, indo além, provocando debates sobre as desigualdades sociais e motivando seus colegas a incluírem em suas práticas pedagógicas a reflexão sobre reconhecimento e aceitação do outro. Uma ideia, uma discussão, várias ações e algumas transformações nos alunos. A semente foi plantada, isto que importa.

Hoje, revendo o filme, é possível comparar experiências e avaliar o quanto um olhar novo pode complementar um planejamento e indicar novos caminhos de atuação. O professor tem um material riquíssimo nas mãos: juventude, sonhos, ideais, anseios, dúvidas e esperanças de seus alunos. Convive diariamente com relações de poder, discriminações e diversidades culturais. Estar engajado é uma luta diária, mas que, ao nos fazer conhecer a realidade, nos socializa e nos faz parte de um todo, do verdadeiro sentido da vida que é “aprender sempre”.

















Um exemplo singelo de que é possível sonhar...
Mural de alunos da 1ª série da EMEF Albino Dias de Melo homenageando o dia da Educação (28 de abril).

Um comentário:

  1. Olá Anaí!
    A escola é o âmbito multicultural ou pluralismo cultural visando várias culturas numa mesma localidade e cidade propiciando a vivência, sem preconceito ou discriminação para que não ocorra até mesmo um bullying.
    Abr@ço!

    ResponderExcluir