Aprendendo a ter um olhar Multicultural
A experiência de trabalhar em escola
é muito rica. Nos envolvemos com uma comunidade diversificada,impregnada de
culturas diferentes, mas que se somam na formação do cidadão. As leituras e
pesquisas abordadas pela interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, me
fizeram repensar sobre a função da escola neste mundo multicultural e sobre
velhas práticas e novas metodologias que competem na busca de um equilíbrio de
quem anseia por mudanças na sociedade.
Quanto mais buscamos respostas, mais
encontramos perguntas. No entanto, avançamos no conhecimento do ser humano, na
valorização das relações humanas e no respeito às diferenças. O que falta é uma
conscientização verdadeira da responsabilidade social inerente a cada um de
nós. Sempre é possível fazer mais. Sempre é possível fazer diferente.
Há alguns anos, em outra escola que
trabalhei, realizamos um trabalho interdisciplinar com alunos do Ensino Médio
referente ao filme “Quanto vale ou é por quilo?”. Na época, o professor de
Sociologia e História procurou sensibilizar os alunos quanto ao reconhecimento
da discriminação racial, indo além, provocando debates sobre as desigualdades
sociais e motivando seus colegas a incluírem em suas práticas pedagógicas a
reflexão sobre reconhecimento e aceitação do outro. Uma ideia, uma discussão,
várias ações e algumas transformações nos alunos. A semente foi plantada, isto
que importa.
Hoje, revendo o filme, é possível
comparar experiências e avaliar o quanto um olhar novo pode complementar um
planejamento e indicar novos caminhos de atuação. O professor tem um material
riquíssimo nas mãos: juventude, sonhos, ideais, anseios, dúvidas e esperanças
de seus alunos. Convive diariamente com relações de poder, discriminações e
diversidades culturais. Estar engajado é uma luta diária, mas que, ao nos fazer
conhecer a realidade, nos socializa e nos faz parte de um todo, do verdadeiro
sentido da vida que é “aprender sempre”.
Um exemplo singelo de que é possível sonhar...
Mural de alunos da 1ª série da EMEF Albino Dias de Melo homenageando o dia da Educação (28 de abril).
Olá Anaí!
ResponderExcluirA escola é o âmbito multicultural ou pluralismo cultural visando várias culturas numa mesma localidade e cidade propiciando a vivência, sem preconceito ou discriminação para que não ocorra até mesmo um bullying.
Abr@ço!